Atibaia – Cultura: Atibaia tem representante em um dos principais festivais de fotografia do Brasil

Atibaia tem representante em um dos principais festivais de fotografia do Brasil
Atibaia tem representante em um dos principais festivais de fotografia do Brasil

 

 

 

Fotógrafo e diretor da Incubadora de Artistas, Vitor Carvalho, participará da exposição “Ritos e Rituais”.

 

 
Entre os dias 9 e 13 de março, será realizado um dos festivais nacionais mais importantes para a fotografia autoral brasileira, o Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes (MG). O evento, que já está em sua sexta edição, conta com exposições, workshops, palestras, debates, lançamentos de livros, projeções noturnas e atividades educativas sobre a comunicação da fotografia por meio dos livros. O diretor da Incubadora de Artistas e fotógrafo de Atibaia, Vitor Carvalho, representará a cidade no festival como artista selecionado na exposição colaborativa “Ritos e Rituais”.

 

 

 
A convocatória da exposição “Ritos e Rituais” recebeu 1.872 fotos de 424 autores e a equipe de curadoria do evento, formada por Juan Esteves, Madu Dorella e João Marcos Rosa, selecionou 61 fotos, incluindo um dos trabalhos de Vitor Carvalho. “Muito feliz em ser selecionado em um dos mais importantes festivais de fotografia do país. É bom representar positivamente Atibaia pelo Brasil afora”, comentou Vitor.

 

 

 

Cerca de oito mil pessoas são esperadas ao longo dos cinco dias do evento, que é realizado desde 2010 e tem a proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira profissional e amadora, além de fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

 

 

 
Poética do Abandono

 

 

 

 
Quem se interessa por fotografia, mas não pode se deslocar até Tiradentes, pode conferir alguns trabalhos de Vitor Carvalho, feitos em parceria com a artista francesa Danielle Avezard, aqui em Atibaia, na exposição do 2º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas. As imagens expostas na galeria foram retiradas do livro Poétique de L’abandon/Poética do Abandono, lançado na abertura do festival. As obras mesclam fotografias de paisagens abandonadas com personagens de pinturas clássicas ocidentais, resultando em imagens surpreendentes.

 

 

 
Últimas semanas para visitar o 2ºBIT!

 

 

 
Quem ainda não conferiu o 2º BIT deve correr, pois a exposição será encerrada dia 6 de março. Além dos trabalhos de Vitor Carvalho e Danielle Avezard, podem ser apreciadas obras de Catharina Suleiman, Marina Rebouças, Jaime K. Scatena e Clube Atibaiense de Fotografia.

 

 

 

 
A exposição também recebe visitas monitoradas, com entrada gratuita. Os educadores que tiverem interesse em levar seus grupos de alunos devem agendar um horário através do e-mail [email protected]ubadoradeartistas.com.br. “Ficamos muito felizes em receber essas preciosas visitas, pois entendemos a importância de familiarizar o jovem com a arte. Atualmente, somos a única galeria da região que possui um cronograma certo de exposições, recebendo grupos monitorados, além de abrir aos finais de semana”, afirma Vitor Carvalho.

 

 

 

 
A Incubadora de Artistas está localizada na Praça da Matriz, 78 – Centro Atibaia, e fica aberta de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas, sábados e domingos das 15 às 20 horas. A entrada é gratuita!

 

 

 

Serviço

 

 

 

 
Exposição 2º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas
Data: Até 6 de março de 2016
Horário: De quarta a sexta-feira, das 13 às 19h, sábados e domingos das 15 às 20h
Local: Praça da Matriz, 78 – Centro – Atibaia(SP)
Entrada Gratuita
Informações e Agendamento:
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: [email protected]
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil

 

 

 

 

6º Festival de Fotografia de Tiradentes
Data: 9 a 13 de março de 2016
Locais: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 – Tiradentes/MG
Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2014/workshop
Informações sobre o festival: www.fotoempauta.com.br/festival2014/
Facebook: www.facebook.com/fotoempauta/