USF: Universidade São Francisco assinará convênios com a Prefeitura e Santa Casa de Bragança Paulista – 15/10/2015

USF
USF

 

 

 

 

 

As parcerias contribuirão para a área da saúde do município

 

 

O Campus Bragança Paulista, da Universidade São Francisco (USF) recebe no próximo dia 15 de outubro (quinta-feira), às 16h, representantes da Santa Casa e da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista para a assinatura de convênios na área da saúde, além de diretores do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer para a assinatura de uma parceria na área de tecnologia. Na ocasião, também serão inaugurados laboratórios de informática e a Sala Web de Aprendizagem.

 

 

 
A assinatura dos convênios contará com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, de representantes da Secretaria de Saúde do Município e da direção da Santa Casa. O evento será realizado no gabinete da Reitoria, em seguida os convidados visitarão as novas estruturas do Campus. “As assinaturas dos convênios e a inauguração dos espaços acadêmicos no Campus Bragança Paulista propiciarão aos alunos da Universidade São Francisco novos contextos de aprendizagem, em ambientes que favorecerão o desenvolvimento de atividades práticas em cenários reais do cotidiano profissional. Além disso, a aproximação da Universidade com a comunidade na qual está inserida reafirma o nosso compromisso com a missão franciscana da instituição que tem como foco a responsabilidade social”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes.

 

 

 
O convênio com a Santa Casa irá beneficiar a comunidade Bragantina, além de contribuir para a formação dos estudantes da Universidade São Francisco. Os alunos do 12º semestre do Curso de Medicina serão divididos em grupos de 6 estudantes, atuarão na Urgência e Emergência do Hospital.

 

 
Para o coordenador do Curso de Medicina, professor Luiz Fernando Paulin, a parceria ressalta o compromisso das duas instituições em contribuir para o bem-estar da população de Bragança Paulista. “Nossos alunos terão a experiência de atuar em um Pronto Socorro em que chegam pacientes com diversas patologias. A experiência de conviver com essas situações, da forma como elas se apresentam in loco, será fundamental para o enriquecimento profissional do aluno. A Santa Casa tem uma importância estratégica no atendimento à população de Bragança, sendo assim é fundamental firmamos uma parceria que busque a qualidade dos serviços na área da saúde”, afirmou o professor Paulin.

 

 
Durante o evento, também será assinado o convênio com a Prefeitura para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Campus da Universidade. O projeto é ligado ao Ministério da Saúde (Brasil Sorridente), que tem o objetivo de garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população por meio do tratamento odontológico gratuito.

 

 

 
Serão oferecidos serviços de diagnóstico, endodontia, cirurgia e periodontia. “O nosso aluno atenderá demandas da rede pública. Será um aprendizado para conhecer todas as etapas do atendimento e se preparar para atuar no Sistema único de Saúde, além de contribuir para a melhora da saúde bucal da população”, explicou o coordenador do Curso de Odontologia, professor Miguel Simão Haddad Filho.
 

 

 

O CEO funcionará no prédio da Odontologia, ao lado da Clínica 3, em um espaço exclusivo para atendimento. Durante o dia (8h às12h e das 13h às 17h) as atividades serão desenvolvidas por dentistas da rede pública e a noite por alunos supervisionados por professores do Curso de Odontologia (19h10 às 22h45). Atualmente, o serviço de Odontologia da USF já realiza uma média de 10 mil atendimentos por ano.
 

 

 

Na área de tecnologia, a USF assinará um convênio com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A parceria visa, inicialmente, contribuir para área de pesquisa dos Cursos de Tecnologia e Engenharia dos campi Bragança Paulista, Campinas e Itatiba. As atividades poderão ser desenvolvidas em todos os contextos de atuação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, por meio do oferecimento de cursos de formação e capacitação em conjunto, e do intercâmbio de pesquisadores, docentes e discentes para a realização de atividades de pesquisa.
 

 

Sala de Web Aprendizagem e Laboratórios de Informática
 

 

 

Atenta às tendências e demandas do Ensino Superior, a USF está em constante processo de inovação. A modernização das metodologias de ensino/aprendizagem é fundamental para a qualificação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho. No dia 15 de outubro, ocorre a inauguração da Sala Web de Aprendizagem, ambiente diferenciado que propiciará aos docentes e alunos, o desenvolvimento dos estudos de maneira interativa, por meio de modernos recursos tecnológicos e a realização de videoconferências. O projeto recebeu investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Também serão reinaugurados 4 laboratórios de informática, que tiveram todo espaço reformado e a substituição por novos computadores.

 

 
Da Redação com informações de Ana Paula Moreira – Analista de Comunicação da Universidade São Francisco