USF: Representantes da USF participaram do Encontro Provincial da Frente de Evangelização da Educação

Representantes da USF participaram do Encontro Provincial da Frente de Evangelização da Educação
Representantes da USF participaram do Encontro Provincial da Frente de Evangelização da Educação

 

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2016 aconteceu o Encontro Provincial da Frente da Educação, na Fraternidade São Boaventura, em Rondinha, Campo Largo-PR.

 

 

Reuniram-se os frades, professores e leigos que trabalham diretamente nas Escolas, Universidades e nos Institutos de Filosofia e Teologia da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, sendo eles: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), FAE-Centro Universitário e a Universidade São Francisco (USF).

 

 

 

 

Da USF participaram o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o reitor, professor Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, o Diretor Secretário da CNSP – ASF, Frei Nilo Agostini, OFM, o Diretor Vice-presidente da CNSP – ASF e coordenador da Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM, o diretor do Campus Campinas, Fernando Gentile, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antonio e o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto.

 

 

Na pauta do encontro, houve uma apresentação geral da Província e o seu Plano de Evangelização e em seguida, uma palestra sobre a evangelização na educação, na perspectiva franciscana.

 

 

 

Dentre as reflexões, destacou-se a educação como uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização, prestando especial atenção à evangelização dos jovens. Foram apresentados também alguns dos elementos primordiais de uma evangelização franciscana: a fraternidade, a ousadia, a profecia e o serviço.

 

 

 

Em grupos, os participantes discutiram a cerca de dois questionamentos presentes no Plano de Evangelização da Província: “Por que queremos estar na Educação?” e “Como queremos estar na Educação”. A partir dessas perguntas, cada entidade partilhou as atividades e projetos já realizados, além de apresentarem ações concretas a serem desenvolvidas para fortalecer o trabalho pastoral nas instituições de ensino.

 

 

 

 

Aconteceu também uma mesa-redonda com a temática: “A presença das Frentes de Evangelização da Província na Educação”. Ao discorrer sobre o tema proposto, foi possível aprofundar, ampliar e visibilizar ainda mais a presença de cada Frente de Evangelização na Educação.

 

 

 

 

O encontro foi muito proveitoso, pois propiciou a vivência da espiritualidade franciscana e somou forças das diferentes entidades para a missão evangelizadora no âmbito da Educação.

 

 

 

 
Da Redação com informações provenientes da USF