USF: Alunos do Curso de Direito da Universidade São Francisco realizam júri simulado no Fórum de Campinas

Alunos do Curso de Direito da Universidade São Francisco realizam júri simulado no Fórum de Campinas
Alunos do Curso de Direito da Universidade São Francisco realizam júri simulado no Fórum de Campinas

 

 

Os alunos do Curso de Direito da Universidade São Francisco (USF) realizaram no dia 16 de maio a 2º edição do Júri Simulado, no Fórum Central de Campinas. A atividade teve o objetivo de proporcionar ao acadêmico do Curso de Direito a possibilidade de vivenciar o que realmente ocorre em um Júri popular colocando-o em contato com a prática vivida na realidade do profissional do direito nas mais diversas áreas, tais como: Juiz, Promotor, Advogado, entre outros.

 

A atividade contou com a participação de 15 alunos do 5º e 3º semestre do Curso do Campus Campinas (Unidade Cambuí), que representaram réu, vítima, testemunhas, advogados, promotores, escreventes e oficiais de justiça. O júri simulado contou com a participação do juiz de Campinas, doutor Sérgio de Araújo Gomes.

 

 

 

A temática abordada foi “Direito Penal e Processual Penal” e teve como estudo de caso um processo ocorrido no ano de 1999. Para a coordenadora do Curso de Direito do Campus Campinas, professora Adelaide Albergaria, a atividade prática é um exercício essencial para a formação dos alunos. “Essa simulação é muito importante, pois é uma forma dos alunos vivenciarem, na prática, como ocorre um julgamento. É uma atividade institucional que ocorre sempre no 5º semestre, período em que são apresentados os conteúdos programáticos das disciplinas de Direito Penal e Processual Penal”, afirmou a coordenadora.

 

 

 

A estudante do 2º ano de Direito, Ana Clara Penteado, estava na plateia assistindo ao júri. Na edição de 2014 participou como jurada. “As atividades simuladas são fundamentais para o futuro advogado entender como funcionam as audiências”, destacou a aluna.

 

 

 

O júri simulado contou com a presença do professor de Direito da USF e Juiz da Cidade Judiciária, doutor Luiz Antônio Alves Torrano, a diretora do Campus Campinas (Unidade Swift), professora Luciana Parada, advogados da cidade, vereadores, além de alunos e familiares.

 

 

 

Da Redação com informações da USF