Bragança Paulista – Educação: Bragança pretende ampliar o “Projeto de Robótica Educacional” para a maioria das escolas Municipais até o final de 2020 .

Bragança pretende ampliar o “Projeto de Robótica Educacional” para a maioria das escolas Municipais até o final de 2020

 

 

 

O Projeto de Robótica Educacional nas Escolas Municipais segue em andamento. No ano passado, três escolas participaram e em janeiro deste ano, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, ampliou para sete unidades escolares, que receberam capacitação técnica e deram sequência aos trabalhos.

 

 

Em fevereiro, os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Augusto Vasconcellos, Profº. Carlos Frederico dos Santos Silva, Profª. Creusa Gomes de Azevedo, Profª. Nilza Faria, Profº. Abner Antonio Sperendio, Comendador Hafiz Abi Chedid e também alunos do 2º e 3º ano da Desembargador Profº Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira definiram os temas abordados para o desenvolvimento dos projetos junto aos educadores, e em 2 meses executaram a montagem.

 

 

 

Na sexta-feira (10), cada escola participante esteve no Paço Municipal sendo representada por uma turma de cerca de 12 alunos cada para expor seus projetos na primeira etapa. Mais de 200 alunos em cada período – da manhã e da tarde- compareceram e explicaram os projetos, que abordaram diversos temas como a Festa do Peão 2019, o Posto de Monta, Hospital, Pesos e Medidas, Geografia, entre outros.

 

 

 

O Vice Prefeito Amauri Sodré e o Prof. Adilson Condesso, Secretário Municipal de Educação acompanharam a exposição e ouviram atentamente as explanações dos alunos sobre cada projeto. “O Projeto iniciado em meados de 2018 nas escolas está aqui hoje sendo exposto e tem como objetivo mostrar para a comunidade bragantina o trabalho de robótica, que é importante, pois auxilia o desenvolvimento da criança e estimula a criatividade, aumenta a concentração. As escolas aqui presentes estão de parabéns e esse é o primeiro passo. Com muito esforço, muita luta, com o apoio do prefeito Jesus nós pretendemos ampliar até o final de 2020 para a maioria das escolas, buscando contemplar todas as unidades de ensino fundamental”, explicou o Prof. Adilson.

 

 

 

A Robótica Educacional tem como objetivo preparar os alunos para montar mecanismos robotizados, que são baseados em kits de montagem. Isso possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências do conhecimento lógico– matemático. Até novembro, os alunos vão desenvolver os projetos e dar sequência automatizando e ampliando o trabalho.

 

 

 

Robótica nas escolas – O Projeto teve início em 2018 e tem como objetivo, além do ensino de coisas concretas, proporcionar aos alunos o desenvolvimento do trabalho em equipe, o raciocínio lógico, resolução de problemas e outros valores possíveis de serem adquiridos através da Robótica. Esse material permite aos alunos experimentar, analisar, errar, redefinir, criar soluções, enfim, aprender pela vivência e pelo prazer, vindo de encontro com os objetivos do planejamento desenvolvido nas Unidades Escolares.

 

 

 

Da Redação com informações do DIMP/BP