Bragança Paulista: Vereadores de Bragança pedem estudos para transformar Usina Hidrelétrica em Centro de Turismo Ecológico

Câmara Municipal
Câmara Municipal

 

 

Na tarde da última segunda-feira (27), foi protocolada na Câmara Municipal uma moção na qual solicita ao Executivo estudos visando à transformação da Usina Hidrelétrica Dr. Geraldo Tosta em Centro de Turismo Ecológico, Lazer e Aprendizagem Ambiental. A moção foi uma iniciativa do vereador Marcus Valle e foi assinada por todos os membros da Casa.

 

O assunto já havia sido debatido durante a sessão ordinária realizada em 22 de abril. Segundo recordou o vereador Marcus Valle na ocasião, o Legislativo já solicitou diversas vezes a implantação de um espaço de lazer voltado ao turismo ecológico e um centro de aprendizagem ambiental na área da usina hidrelétrica, tendo em vista a beleza natural e o potencial turístico e histórico do local.

 

 

 

A moção reforça os benefícios que tal ação poderia trazer ao município. Dentre os pontos citados, os vereadores mencionam o acesso da população ao conhecimento de aspectos relativos à operacionalização e ao funcionamento da usina e à produção de energia elétrica, além de melhoras na manutenção, segurança e embelezamento da usina.

 

 

 

Outros fatores de destaque mencionam o aumento de alternativas para o turismo ecológico, que também incentiva a conscientização popular e a preservação de bens naturais. A proposta ainda valorizaria o Rio Jaguari, visto que poderá ser aproveitada a questão turística para divulgar informações sobre a importância da preservação deste rio.

 

 

 

Segundo notícias veiculadas na imprensa local, em 2011, o então vice-presidente executivo da Empresa Elétrica Bragantina, Arlindo Antônio Napotlitano, entregou proposta de doação da área da usina ao município. Sendo assim, para concretizar o projeto o Executivo poderia contatar o Grupo Energisa (atual proprietário da área), buscando restabelecer as negociações.

 

 

 

Da Redação com informações  do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista