Bragança Paulista: Vereadores de Bragança e a Secretária de Saúde do Município visitaram o AME de Atibaia.

Vereadores de Bragança e a Secretária de Saúde do Município visitaram o AME de Atibaia.

 

 

Grupo foi acompanhado da secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira

 

 
A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Beth Chedid, e os vereadores Antonio Bugalu, Basilio Zecchini Filho, Ditinho Bueno do Asilo, José Gabriel Cintra Gonçalves, Moufid Doher, Natanael Ananias, Rita Leme e Sidiney Guedes estiveram na manhã de ontem (7/3), visitando o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), localizado em Atibaia. Acompanhados da secretária municipal de Saúde de Bragança, Marina de Fátima Oliveira, o grupo pôde conhecer a infraestrutura do local e também o funcionamento da distribuição das vagas para consultas entre os municípios.

 

 

 

 

Atualmente o AME Atibaia é referência para 19 cidades da região. No local são realizadas consultas, exames e pequenas cirurgias para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O encaminhamento ao ambulatório é realizado pelos médicos, nas unidades básicas de saúde de cada município.

 

 

 
De acordo com dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, a cidade tem apresentado elevado índice de absenteísmo nas consultas e exames realizados no AME, o que preocupa a Administração e vereadores.

 

 

 

“Mais do que vir aqui conhecer o prédio, é muito bom para os vereadores entender os encaminhamentos e o que o AME disponibiliza. Tenho me relacionado muito bem com a administração do AME e estou conseguindo aumentar o número de consultas para Bragança. A maior batalha é para que não haja faltas dos pacientes”, explicou a secretária de Saúde.

 

 
Marina afirmou que o município oferece o transporte, mas muitas das ausências são por falta de comprometimento de alguns pacientes, o que acaba prejudicando o município para obtenção de novas vagas.

 

 

 

 

Para o presidente da Comissão de Saúde, vereador Natanael Ananias, a visita foi muito importante. Em relação ao absenteísmo, o vereador destacou que “a Secretaria Municipal de Saúde está se mobilizando, assim como o AME já tem feito, para comunicar à população que eles têm exames ou consultas agendados”.

 

 
Com a notificação aos pacientes eles esperam diminuir as faltas, ou ao menos conseguir remanejar vagas, para que não haja prejuízo na espera pelos atendimentos e exames.

 

 

 
A presidente da Câmara, Beth Chedid, explicou a importância desse diálogo com a direção do AME. “Foi muito proveitoso estar aqui. Precisamos estar atentos aos serviços oferecidos à população, ver se estão sendo realizados a contento e o que podemos fazer para melhorar. Se cada um fizer sua parte: população, oferecedores de serviço, vereadores, gestão, conseguiremos melhorar a saúde, que hoje é um problema nacional”, afirmou.

 

 

 
Outro ponto destacado pela presidente da Câmara foi em relação ao aumento de vagas para Bragança, que se dará com a inauguração do AME em Amparo. A visita foi acompanhada por frei Roberto Santos, representante da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra o AME, Caled Kadri, diretor técnico, Renan Grejo, coordenador administrativo, e Fernando Frangini, diretor clínico.

 

 

 

 
Da Redação com informações provenientes do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista