Bragança Paulista: Vereador Claudio Moreno propõe Festa Integração Nordestina em Bragança

Vereador Claudio Moreno propõe Festa Integração Nordestina em Bragança

 

 

 

O Vereador Claudio Moreno (DEM) apresentou na última sessão da Câmara Municipal de terça-feira (21), a proposta da realização da Festa Integração Nordestina. O vereador defende que o evento pode ser feito nos mesmos moldes da Festa do Peão, através de terceirização, por licitação, tendo como sede o Posto de Monta.

 

 

Claudio Moreno já tinha proposto a Festa em 2013 quando era suplente.

 

A proposta é que a festa seja realizada no mês de agosto e tenha duração de três dias: sexta, sábado e domingo. Claudio recordou que eventos como este já acontecem em muitos municípios do Brasil, atraindo grande público. Extraoficialmente o vereador apontou que o número de nordestinos em Bragança pode chegar a 30% da população.

 

 

 

“Atibaia já realiza uma festa assim há uns 8 ou 9 anos, sempre com muito sucesso”, reforçou. Para realização do evento o vereador já inicia tratativas junto ao prefeito Jesus Chedid.

 

 

 

 

 

Para o vereador a festa é muito mais do que apenas um momento de lazer. “Queremos fazer também uma integração cultural: mostrar exposições, comidas típicas e trazer grandes shows que essa comunidade está acostumada a ver, como por exemplo, Falamansa, Jorge de Altinho, Aviões do Forró, Calcinha Preta e Saia Rodada”, explicou.

 

 

 

 
O mês de agosto não foi escolhido aleatoriamente. Além de ser um mês sem eventos de grande expressão para cidade, agosto é também o mês de nascimento de Luiz Gonzaga. Conhecido como ‘rei do baião’, Gonzaga é um dos exemplos do auge da cultura nordestina.

 

 

 

 
“É possível envolver a comunidade, com espaço para que entidades participem da festa, além de firmar parcerias com a iniciativa privada para trazer exposições. Outros beneficiados poderão ser os alunos da rede pública de ensino, através de visitações”, lembrou Claudio.

 

 

 

 
O evento não é uma proposta nova do vereador. Quando assumiu como suplente em 2013, Claudio encaminhou uma moção ao Executivo para que a Festa Integração Nordestina fosse incluída no calendário oficial de Bragança. Mesmo com a moção aprovada pelos demais vereadores, o Executivo nunca se mobilizou para realizar a festa. O vereador acredita que esse seja um bom momento para retomar essa iniciativa.

 

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista