Bragança Paulista: Vacinações contra a gripe e febre amarela continuam nos postos de saúde de Bragança

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 3 de junho
Vacinações contra a gripe e febre amarela continuam nos postos de saúde de Bragança

 

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, informa que a Campanha de Vacinação contra a gripe já vacinou 4922 pessoas e a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela vacinou 35984 pessoas entre os meses de janeiro a abril.

 

 

 

 

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe nesta semana inicia a terceira etapa, na qual vacinará gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos e indígenas. Até o momento, foram vacinadas 1259 trabalhadores da saúde na etapa 1 e 3663 idosos na etapa 2.

 

 

 

 

 

O Ministério da Saúde alerta à população para que não se vacine em cima da hora, é importante se imunizar antes da chegada do inverno, pois a vacina demora quinze dias para garantir efeito.

 

 

 

 

 

 
A Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela vacinou 35984 pessoas entre os meses de janeiro a abril. Foram realizados três mutirões de vacinação nos bairros da zona rural. O primeiro mutirão atendeu os bairros limítrofes ao município de Tuiuti, Atibaianos, Modestos, Rio Abaixo, Sete Barras, Mãe dos Homens, Usina, Caetano, Araras dos Pereiras e Couto.

 

 

 

 
O segundo mutirão atendeu bairros nas proximidades de Pinhalzinho, Jardim das Palmeiras, Curitibanos, Campinho e Araras dos Cardoso, locais próximos de onde foram encontrados macacos mortos. Já o terceiro mutirão vacinou a população dos bairros Campo Novo, Campinho, Biriçá do Campo Novo e Barreiro. Os agentes de saúde também atuaram nos dias 21, 22 e 23 de abril em parceria com as escolas de ensino técnico Nova Biotec e Madre Paulina, nos postos de saúde do Lavapés, Planejada II e Morro Grande.

 

 

 

 

 

Desde o dia 17 de abril, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela passou a atender toda a população bragantina. As unidades de vacinação contra a Febre Amarela são: Cidade Jardim, Santa Luzia, Vila Aparecida, Toró, Henedina Cortez, Planejada II, Mãe dos Homens, Morro Grande, Biriçá do Valado, Araras dos Mori e Água Comprida.

 

 

 

 

A vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses, idosos acima dos 60 anos com comorbidades graves, gestantes, pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia e pessoas imunodeprimidas, nesses casos o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.

 

 

 

 

 
Nesta campanha, o Governo Federal acatou a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendando que uma única dose da vacina contra a febre amarela garante imunidade por toda vida, não sendo necessário repetir a dose a cada dez anos.

 

 

 

 

 
Outra recomendação é ter sempre a carteirinha de vacina em mãos para avaliação das vacinas que serão administradas junto com a da Febre Amarela principalmente em crianças. Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h.

 

 

 

 

 

 

Da Redação com base em informações provenientes do DIMP/BP