Bragança Paulista – USF: Alunos do Ensino Médio de Bragança Paulista são premiados em evento científico da Universidade São Francisco

Alunos do Ensino Médio de Bragança Paulista são premiados em evento científico da Universidade São Francisco
Alunos do Ensino Médio de Bragança Paulista são premiados em evento científico da Universidade São Francisco

 

Alunos da Escola Estadual Fernando Amos Siriani de Bragança Paulista, receberam prêmios no XXIV Encontro de Iniciação Científica “Ciência para construir fraternidade e superar violência”. O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de maio, na Universidade São Francisco (USF), Campus Campinas, Unidade Swift.

 

 

 

 

 

O aluno Harison Xavier Mattos de Carvalho recebeu prêmio de 1º colocado com a pesquisa “Identificação do polimorfismo do gene XRCC1 em pacientes com câncer de cólon: resultados preliminares”, em co-autoria com Natália da Silva Lima e Juliana Carvalho Santos, sob orientação dos professores Dra. Alessandra Gambero e Dr. Marcelo Lima Ribeiro, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. A aluna Catarina de Almeida Lustosa, recebeu menção honrosa com a pesquisa “Diferenciação de células da linhagem 3T3-L1 em adipócitos maduros” em co-autoria com Letícia Ferreira Marques da Silva; Cíntia Rabelo e Paiva Caria; sob orientação da pesquisadora Dra. Alessandra Gambero. Os alunos são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para incentivo à pesquisa no Brasil).

 

 

 

 

Na USF, o Programa de Iniciação Científica Júnior visa o desenvolvimento de projetos científicos com estudantes do Ensino Médio. Ao todo 10 alunos da escola participaram durante um ano do programa de Iniciação Científica da USF onde puderam vivenciar na prática o processo de construção do conhecimento científico, despertando assim o gosto pela ciência. Estiveram presentes acompanhando os alunos durante o evento a professora Elisandra Aparecida Gomes da Silva, Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa e Claudia Helena Ajudarte Condesso, Vice-Diretora da Escola Estadual Fernando Amos Siriani.

 

 

 

 

 

Para professora Iara Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica da USF, os alunos do ensino médio atuando na pesquisa é um estimulo para novos talentos. “A inserção de jovens no universo científico tem como objetivo estimular e desenvolver talentos, ainda na educação básica, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, e acrescenta “os alunos da USF também ganham na experiência do convívio com os alunos de uma realidade diferente. Para a USF, essa iniciativa se consagra num grande passo na promoção da ciência, da pesquisa e da inserção de jovens no universo científico”.

 

 

 

 

Da Redação com informações da USF