Bragança Paulista – Suinocultura: Suinocultores de Bragança marcaram presença no tradicional encontro do Clube do Leitão da APCS.

Suinocultores de Bragança marcaram presença no tradicional encontro do Clube do Leitão da APCS.

 

Na manhã da última segunda-feira, 4, suinocultores de Bragança Paulista se destacaram no tradicional encontro do Clube do Leitão da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), em Campinas, que reuniu autoridades, produtores e criadores, do Estado de São Paulo.
 

 

Durante o evento foram realizadas palestras, cursos e oficinas voltadas às tecnologias de produção e inovação no setor, comercialização e preparação do produto para consumo. Ainda foram apresentadas iniciativas que vem fazendo a diferença no ramo da suinocultura, como a do município de Capão Bonito, o primeiro a promover inclusão da carne suína na merenda escolar.

 

 

Na oportunidade, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, reiterou o trabalho de modernização na suinocultura e os avanços no tratamento de resíduos. Foram tratados ainda de assuntos como selo de qualidade suíno paulista, a ampliação do consumo, os preços e qualidade do produto.
 

 

O Brasil é o maior exportador de proteína animal no mundo, abastecendo países grandes. Bragança Paulista é referência na produção de linguiças artesanais, derivadas da carne suína, e na ocasião suinicultores da cidade se destacaram pela produção e manuseio do produto, assim como no gerenciamento dos resíduos gerados na produção.
 

 

O Clube do Leitão da APCS é um momento de encontro e debate sobre a carne suína, criado há mais de quinze anos. O evento tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

 

 

 

Participaram do evento, suinocultores de diversas cidades do estado de São Paulo, representantes dos municípios, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim e superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim. Na ocasião, a Secretária Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios acompanhou os produtores bragantinos.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP