Bragança Paulista sediou cerimônia de entrega do Plano de Manejo das APAs Piracantareira

Bragança Paulista sedia cerimônia de entrega do Plano de Manejo das APAs Piracantareira
Bragança Paulista sedia cerimônia de entrega do Plano de Manejo das APAs Piracantareira

 

 

Na última segunda-feira, dia 1o, aconteceu em Bragança Paulista a cerimônia de entrega do Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Piracicaba/Juqueri-Mirim – Área II, Sistema Cantareira e Represa Bairro da Usina, chamadas de APAs Piracantareira.

 

 

Na ocasião, foi apresentado todo processo de elaboração do Plano de Manejo, que procura conciliar nas áreas de proteção ambiental a ocupação e a utilização de seus recursos naturais, com a proteção do ambiente e da biodiversidade, por meio de um conjunto de diretrizes e ações.

 

 

 
Profissionais, autoridades e instituições de vinte municípios, em conjunto com a Fundação Florestal, que é a responsável pela gestão das unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável no Estado de São Paulo, trabalharam em prol do meio ambiente e da conservação, proteção e recuperação dessas áreas importantíssimas para o Estado, principalmente em relação a seus mananciais hídricos.

 

 

 

Organizações sociais, prefeituras municipais e órgãos públicos desses 20 municípios estiveram presentes, incluindo o Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio ambiente – GAEMA de Campinas, Dr. Rodrigo Sanches Garcia, que atua no Núcleo PCJ-Campinas/Piracicaba, e da Diretora Executiva da Fundação Florestal, Dra. Lídia Helena Ferreira da Costa Passos.

 

Plano de Manejo das APAs Piracantareira em Bragança

Posted by Portal Bragança on Quarta, 3 de junho de 2015

 

 

 

A APA – Área de Proteção Ambiental – é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, cujo objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de seus recursos naturais. O conjunto de APAs conhecido como “Piracantareira” é formado por três Unidades de Conservação: APA Sistema Cantareira, APA Represa Bairro da Usina e APA Piracicaba/Juqueri-Mirim Área II, que abrangem, total ou parcialmente, os territórios de 20 municípios. Donas de inestimável riqueza ambiental, com importância estratégica, principalmente no que diz respeito aos seus recursos hídricos, responsáveis por considerável parte do abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo. O principal objetivo das APAs Piracantareira é conciliar sua ocupação e a utilização de seus recursos naturais com a proteção do ambiente e da biodiversidade por meio de um conjunto de diretrizes e ações definidas em seu Plano de Manejo.