Bragança Paulista: Secretaria de Saúde prestou contas do 3º quadrimestre de 2016 aos vereadores de Bragança

Secretaria de Saúde prestou contas do 3º quadrimestre de 2016 aos vereadores de Bragança

 

 

Comissão recebeu audiência pública para análise do cumprimento de metas e desempenho da pasta no período

 

 
A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social recebeu, na manhã de quarta-feira (22/2), a secretária municipal de saúde, Marina de Oliveira, juntamente com sua equipe, para a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2016.

 

 
De acordo com a apresentação, a aplicação constitucional mínima dos munícipios na saúde é de 15%. Em 2016, Bragança aplicou 28,17% do orçamento municipal na pasta, o que equivale a mais de R$ 85 milhões.

 
Mesmo com um investimento superior ao necessário, os vereadores comentaram a necessidade de melhora nos serviços prestados. A secretária Marina concordou com as colocações, alegando que com a troca de gestão as coisas já começam a melhorar. Marcus Leme, chefe de divisão da saúde, ressaltou que “a atual administração não participa desses dados, mas tem a responsabilidade legal de apresentá-los”.

 

 

 

 

Alguns índices em especial preocuparam a Comissão e vereadores presentes. O absenteísmo em consultas e exames chama a atenção, bem como o aumento do índice de mortalidade infantil no município, que é maior do que o do Estado, e a cobertura vacinal, que está abaixo do necessário.

 

 

 

 

Mesmo com as dificuldades, a nova secretária acredita numa mudança através da boa gestão. “A saúde está crescendo e vai crescer ainda mais. Nossos servidores trabalham muito, olhando o agora e o futuro. O futuro garante que teremos um atendimento muito melhor”, afirmou Marina.

 

 

 

 

Participaram da audiência os vereadores Natanael Ananias (presidente), Antonio Bugalu, José Gabriel Cintra Gonçalves e Rita Leme, membros da comissão, além da presidente da Casa, Beth Chedid, Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, Ditinho Bueno do Asilo, Marco Antonio Marcolino, Claudio Moreno, representantes do Conselho Municipal de Saúde e da secretaria.

 

 
A Comissão de Saúde se reúne novamente na próxima quinta-feira (2/3), às 9h. A sessão pode ser acompanhada no auditório da Câmara ou através do site

 

 

 
Da Redação com informações provenientes da Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista