Bragança Paulista – Saúde: Secretaria Municipal de Saúde de Bragança iniciou novo método de tratamento em saúde no município com a “laserterapia”.

Secretaria Municipal de Saúde de Bragança iniciou novo método de tratamento em saúde no município com a “laserterapia”.

 

 

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou novo método de tratamento em saúde no município: a laserterapia. O serviço é oferecido aos pacientes assistidos pelo PAD (Programa de Atendimento Domiciliar) para o tratamento de feridas ou lesão por pressão. O objetivo é melhorar a circulação sanguínea, linfática, resposta imunológica e reparação tecidual.

 

 

De acordo com a enfermeira responsável pelo PAD, Laíse Medeiros, o efeito da laserterapia localizada, ou seja, sobre um tecido lesionado ou em processo inflamatório, gera alívio imediato da dor, redução do edema e acelera a cicatrização. A enfermeira também mencionou que os benefícios do laser para o tratamento de feridas ajudam na melhora da microcirculação local, acelera a regeneração do tecido lesionado, modulação do processo inflamatório local e tem ação antimicrobiana (quando usada à técnica da terapia fotodinâmica PDT).

 

 

 

 

O aparelho, que foi adquirido pela Administração do Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré para atender aos pacientes, também permite a terapia de Irradiação Intravascular de Sangue a Laser – ILIB, traduzido do inglês, o qual é indicado quando há processos inflamatórios e dolorosos agudos e crônicos, doenças degenerativas, processos infecciosos. Para que a Administração Municipal possa oferecer este novo tratamento aos pacientes do Município, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretária Marina de Oliveira, autorizou a equipe a participar de curso sobre ‘Laserterapia no tratamento de feridas’, realizado no período de 15 a 17 de agosto, para capacitação dos profissionais.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP