Bragança Paulista – Saúde: Secretaria de Saúde de Bragança retoma atividades do programa ‘Vigilância em Ação’

Secretaria de Saúde de Bragança retoma atividades do programa ‘Vigilância em Ação’

 

 

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, retomou na última quinta-feira (17/01) atividades do programa ‘Vigilância em Ação’ nos bairros Quinta dos Vinhedos e Curitibanos.

 

 

 

Na ocasião, os Agentes de Controle de Endemias intensificaram os trabalhos de orientação e combate à Dengue, pois o período do ano com maior transmissão são os meses chuvosos de cada região. Ressaltaram a importância de se manter a higiene e evitar pontos com água parada todos os dias, afinal os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrarem as melhores condições para se desenvolverem.

 

 

Agentes de Controle de Endemias intensificaram os trabalhos de orientação e combate à Dengue e também fizeram orientações e ações de captura de escorpiões

 

 

Os agentes também fizeram orientações e ações de captura de escorpiões ao se depararem, durante o percurso, com terrenos abandonados e acúmulo de entulhos. A Administração solicita à população que faça o descarte adequado dos resíduos gerados, evitando diversos transtorno à comunidade, como atrair animais sinantrópicos (são aqueles que interagem de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública).

 

 

Foi realizada a vacinação contra febre amarela

 

Além disso, a Vigilância Epidemiológica fez a operação ‘pente fino’ no bairro Curitibanos, para vacinação contra febre amarela – 14 doses foram aplicadas. Cabe ressaltar que em 2018, a cobertura vacinal do município contra a febre amarela foi de 98%.

 

 

 

 

 

Ao todo, no ano de 2018, foram realizadas 38 ações do programa em 33 bairros, sendo 4.356 visitas casa a casa no combate à dengue, 1.769 no controle de escorpião, 1.133 palestras nas escolas estaduais sobre ‘Prevenção de gravidez na adolescência’, 5.349 atividades lúdicas de teatro de fantoches para crianças de escolas municipais e 267 visitas da VISA a estabelecimentos.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP