Bragança Paulista – Saúde: Prefeitura de Bragança orienta população das mudanças no Calendário Básico de Vacinação

Prefeitura de Bragança orienta população das mudanças no Calendário Básico de Vacinação

 

O Ministério da Saúde divulgou alterações em faixas etárias e datas no Calendário de Vacinação para 2018.

 

 

 

Com a mudança no Calendário Básico de Vacinação 2018, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre as mudanças que entraram em vigor no dia 23 de fevereiro, anunciadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Dentre as mudanças anunciadas, destacam-se:

 

 

 

 

A vacina contra o HPV, que oferece cobertura preventiva contra 70% dos tipos de cânceres de colo de útero, é ofertada às pessoas do sexo feminino de 9 anos até 14 anos (14 anos 11meses e 29 dias) – duas doses com intervalo de 6 meses, e agora para o sexo masculino de 11 anos até 14 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) – duas doses no mesmo intervalo.

 

 

 

Continua disponível no Centro de Referência Imunobiológicos Especiais – CRIE e Unidades Básicas para crianças, homens e mulheres, de 9 a 26 anos de idade, vivendo com HIV/AIDS, e para indivíduos imunodeprimidos.

 

 

 

 

A vacina Meningocócica C, utilizada para prevenir as doenças e infecções graves como a meningite e a sepse, fica disponível para meninos e meninas de 11 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias – dose única ou reforço (conforme leitura da caderneta de vacinação).

 

 

A vacina contra a Varicela é para crianças de 4 a 6 anos 11 meses e 29 dias e a Tetra Viral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, para crianças a partir de 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. O objetivo é aumentar a proteção e prevenir surtos da doença em creches e escolas.

 

 

 

 

A disponibilidade das vacinas segue as recomendações do Calendário e a situação vacinal encontrada para crianças, adolescentes e adultos. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades de Saúde.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da DIMP/BP