Bragança Paulista – Saúde: Prefeitura de Bragança intensifica a ação de captura de escorpiões na cidade.

Prefeitura de Bragança intensifica a ação de captura de escorpiões na cidade.

 

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças DIVE, informa que está intensificando o trabalho de controle de escorpiões no município.

 

 

 

 

Para melhorar o atendimento dessa demanda da população, foi criada a ação de captura de escorpiões, a atividade é realizada no período noturno e intensificada nos locais com maior incidência, de acordo com o mapeamento realizado. Os escorpiões são capturados e deixados em quarentena, em um viveiro na DIVE, e são monitorados pela equipe de veterinários e técnicos. Posteriormente, os escorpiões são enviados ao Instituto Butantan para a fabricação de soro.

 

 

 

 

 

O primeiro trabalho de captura de escorpiões e reconhecimento de campo ocorreu na região do Cemitério da Saudade, no dia 6 de março. O segundo aconteceu três dias depois (09/03), no bairro Jardim São José, no entorno da escola E. M. Prof° Maria da Graça Moraes Palombello. Vale lembrar que estes serviços de captura são feitos no período noturno.

 

 

 

 

 

O trabalho de controle de escorpiões é feito de casa em casa pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica a fim de orientar as formas de prevenção. Em 2017, foram 26 bairros e 10.035 residências visitadas pelos agentes. Com a intensificação do trabalho, somente no começo deste ano a DIVE já percorreu mais de 30 bairros e 9.992 casas. O objetivo é atender toda a cidade.

 

 

 

 

Caso o morador encontre um escorpião, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças orienta a entrar em contato imediatamente pelo telefone (11)4034-4144.

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP