Bragança Paulista – Saúde: Novos funcionários da Reviva Saúde receberam treinamentos sobre os serviços de Atenção Básica

Bragança Paulista – Saúde: Novos funcionários da ONG Reviva Saúde receberam treinamentos sobre os serviços de Atenção Básica

 

 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou treinamentos para os novos funcionários da Reviva Saúde, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA).

 

 

 

No dia 27, a Secretária de Saúde, Marina de Oliveira, fez a abertura e apresentou Jeronimo José de Souza Junior, do projeto de Atenção Básica, e o novo gerente do UPA Vila Davi, Alexandre da Silva Hashimoto.

 

 

 

Os novos profissionais das áreas de Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Farmacologia, Psicologia, Fisioterapia, Assistência Social e Servente conheceram o Organograma da Secretaria de Saúde e Reviva Saúde.

 

 

 

Alexandre Hashimoto deu orientações sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tipos de materiais, práticas corretas de limpeza e higienização. Dando sequência, o farmacêutico Marcio Oliveira abordou as rotinas burocráticas e o sistema da farmácia. Rodrigo Bueno, Chefe das Divisões Epidemiológica e Sanitária discorreu sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, enquanto a Coordenadora do ESF-EACS, Rosicléia Bender, explicava sobre a organização das agendas e horários de cada profissional por equipe 1, 2 e 3 do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Programa Nacional de Melhoria do Acesso a Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa Saúde na Escola (PSE) e e-SUS.

 

 

 

Já no dia 28, foram apresentados aos enfermeiros os fluxos de agendamentos e Protocolos de consultas e exames da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e Sistema Nacional de Regulação (SISREG), abordando em seguida a Rede de Atenção Básica e especializado do Município.

 

 

 

A Coordenadora de Saúde Bucal, Flavia Vasconcelos Corralo, tratou com os novos dentistas, no laboratório da USF, os fluxos de pacientes, sistema de informação, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), acolhimento, dentre outros.

 

 

 

No último dia de treinamento, 29, os enfermeiros conheceram o software e-SUS, prontuário eletrônico do Ministério da Saúde e realizaram visitas as unidades de saúde onde iniciarão o trabalho.

 

 

A finalidade do treinamento é para o conhecimento das normas, rotinas e sistemas que estão em andamento na Rede de Atenção Básica do Município.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP