Bragança Paulista – Saúde: Ação em alusão ao dia Nacional de Combate à Sífilis acontecerá em Bragança Paulista neste sábado – 20/10/2018.

Ação em alusão ao dia Nacional de Combate à Sífilis acontecerá em Bragança Paulista neste sábado - 20/10/2018.
Ação em alusão ao dia Nacional de Combate à Sífilis acontecerá em Bragança Paulista neste sábado – 20/10/2018.

 

 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, realizará neste sábado, 20, ação em alusão ao dia Nacional de Combate a Sífilis, das 9h às 12h, na Arena do Lago do Taboão.

 

 

A ação tem como objetivo enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especialmente na gestante durante o pré-natal, oferecer testes rápidos, bem como lançar a premiação: “Unidade Livre da Sífilis Congênita”.

 

 

 

 

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria ‘Treponema pallidum’. É transmitida por meio de relação sexual (vaginal, anal e oral) desprotegida com uma pessoa infectada, ou ainda pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou o parto. Ela pode se apresentar das mais variadas formas clínicas e é classificada em diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

 

 

 

 

Considerando que a Sífilis é uma IST, curável e de caráter sistêmico, causada pela bactéria ‘Treponema pallidum’, cuja infectividade por transmissão sexual é maior, cerca de 60% nos estágios iniciais (primária, secundária e latente recente), diminuindo gradualmente com o passar do tempo (latente tardia e terciária) e que esta pode ser por transmissão vertical, causando consequências como aborto, natimorto, parto pré-termo, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.

 

 

 

 

Os dados epidemiológicos nacionais nos últimos cinco anos, mostra o aumento significativo do número de casos de sífilis em gestantes, congênita e adquirida. No município de Bragança Paulista este aumento também é observado, inclusive com aumento de casos de sífilis congênita. Para enfrentar estes graves problemas de saúde pública têm um Plano Municipal de Eliminação da Sífilis Congênita.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP