Bragança Paulista: Moradores do Parque dos Estados contarão com um posto de arrecadação para trocar materiais recicláveis por desconto na conta de Luz em Bragança – 16/02/2016

Desconto na conta de Luz em troca de material reciclado já está valendo em Bragança. Saiba mais!
Moradores do Parque dos Estados contarão com um posto de arrecadação para trocar materiais recicláveis por desconto na conta de Luz em Bragança – 16/02/2016

 

 

 

 

 

A zona norte de Bragança Paulista foi a região escolhida pela Energisa para receber o Projeto Conta Cidadã, que por meio de um posto de coleta de materiais recicláveis, os clientes da empresa que aderem ao projeto são beneficiados com descontos na conta de energia. A inauguração do segundo posto de coleta do Conta Cidadã em Bragança Paulista, acontece nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, na Rua Amazonas, próximo a academia ao ar livre, no bairro Parque dos Estados.

 
O Conta Cidadã teve início em Bragança Paulista no dia 21 de janeiro, com a instalação do primeiro posto de coleta na Praça da Bíblia, região central da cidade. Em três dias de funcionamento, foram coletadas no local quase 1.600 toneladas de recicláveis.

 

 

 
A Energisa nas regiões Sul e Sudeste já instalou 10 postos de coleta do Conta Cidadã que juntos, no período de 4 de dezembro de 2015 a 10 de fevereiro de 2016, impediram que 22.810 toneladas de papel, plástico e metal fossem parar no lixo. A ação gerou uma economia de 109.261,92 KWh (quilowatt-hora), energia suficiente para abastecer 3.642 unidades consumidoras por hora. Já são 1.069 clientes cadastrados no projeto e 737 beneficiados com bônus de aproximadamente R$ 5.400,00.

 

 

 
O mais atraente para o consumidor, além de se engajar numa ação que favorece o meio ambiente, gera economia de energia e recursos para cooperativas ou empresas de reciclagem parceiras do projeto, é a troca do lixo reciclável por descontos na conta de energia.

 

 

 

Clientes poderão trocar materiais recicláveis por descontos na conta de energia em Bragança.
Clientes poderão trocar materiais recicláveis por descontos na conta de energia em Bragança.

 
Como participar

 

 
O cliente deve procurar o posto de coleta do Conta Cidadã, apresentar uma conta de energia e assinar um Termo de Adesão. Após o cadastro o cliente recebe o Cartão do Conta Cidadã que deve ser apresentado no local sempre que levar seus recicláveis para pesagem.

 

 
Os postos de coleta funcionam uma vez por semana, das 8 às 16h, nos seguintes dias e locais: a partir desta terça-feira, dia 16/02, no bairro Parque dos Estados, na Praça Narciso Pinheiro, Rua Amazonas, ao lado da academia ao ar livre. E toda quinta-feira, na Praça da Bíblia, região do Lavapés, centro.

 

 
O que poderá ser reciclado

 

 

 

Confira o que pode ser trocado pelo desconto na Conta de Luz
Confira o que pode ser trocado pelo desconto na Conta de Luz

 

 

 

 

Os materiais que poderão ser separados e levados até o posto de coleta do Conta Cidadã são: metal (latas de alumínio, ferro e latão), plástico (pet, plástico duro, plástico branco e plástico filme) e papel (branco, misto, papelão e embalagem longa vida).

 

 

 
Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidores residenciais, não se estendendo às empresas e comércios.

 

 
Materiais que não serão reciclados

 

 

 

 

Metal: aerosol, baterias, clipes, esponja de aço, grampos, latas de tinta e pilhas.

 

 

Plástico: adesivos, copinhos e fraldas descartáveis, embalagens metalizadas de biscoitos e bombons, isopor e espumas.

 

 

Papel: fotografias, guardanapos, papel carbono, papel plastificado e papel higiênico.

 

 

Outros: Vidros, cartela de comprimido, CDs, couro, DVDs, fitas UHS, lixo eletrônico, lixos perigosos produzidos por indústrias e hospitais, madeira, óleo lubrificante, pneu, restos de alimentos, restos de construção civil, tecido e tinta.

 

 

 

Como separar seus materiais recicláveis:

 

 
1. Separe o material reciclável do lixo orgânico (restos de comida ou restos molhados). Essa separação é importante, pois evita sujar o material.

 
2. Depois, retire as sobras de alimentos dos materiais recicláveis. Se for necessário, lave-os.

 

 

 

3. Amasse latas, garrafas PET para ocupar menos espaço.

 

 

 

4. Papel e papelão devem estar secos, limpos e de preferência, dobrados ou rasgados.