Bragança Paulista – Política: Viveiro Municipal contribui na produção de mudas, seleção de sementes, além das ações de educação ambiental promovidas no local.

Viveiro Municipal contribui na produção de mudas, seleção de sementes, além das ações de educação ambiental promovidas no local.
Viveiro Municipal contribui na produção de mudas, seleção de sementes, além das ações de educação ambiental promovidas no local.

 

 

Muitas das árvores que a população vê espalhadas pela cidade, sejam no plantio em calçadas, bosques, áreas de recuperação ambiental, nos programas de florestas urbanas, ou em outras localizações, além daquelas oriundas dos Termos de Ajuste de Conduta – TACs e Termos de Compensação Ambiental – TCAs, nasceram e se desenvolveram no Viveiro Municipal.

 

 

O Viveiro é gerenciado pela Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e conta com um espaço amplo para a produção de mudas nativas, seleção de sementes oriundas de indivíduos arbóreos bem desenvolvidos e a elaboração de atividades de educação ambiental formal e não formal.

 

 

 

 

No local, são produzidas milhares de mudas por ano e mantidas cerca de 80 espécies diferentes. Neste espaço é possível aprender de forma prática um pouco sobre as diferentes etapas de produção, bem como as especificidades das sementes, caules, ramos, frutos, flores e aromas das árvores.

 

 

 

 

A população pode retirar as mudas produzidas em saquinho ou tubete para realizar o plantio (sujeito à disponibilidade do Viveiro). As mudas maiores se destinam às ações de reflorestamento, ao plantio das vias públicas, revitalizações de áreas públicas (áreas verdes, praças, parques, entre outros), arborização de escolas, entre outras.

 

 

 

O Viveiro está localizado na Avenida Dr. José Adriano Marrey Jr., s/nº – Portão 5, Bairro da Penha (atrás do Posto de Monta) e funciona de segunda à sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Faça uma visita! As atividades monitoradas de educação ambiental devem ser agendas na Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone 4034-6780 ou pelo e-mail [email protected].

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP