Bragança Paulista – Política: Prefeitura de Bragança realizará várias atividades de conscientização e combate ao Bullying

Prefeitura de Bragança realizará várias atividades de conscientização e combate ao Bullying – Foto: pixabay

 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar diversas atividades de conscientização alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, comemorado dia 7 de abril. Em Bragança Paulista, o Prefeito Jesus Chedid sancionou e promulgou a Lei nº 4573/2017, projeto de autoria da vereadora Beth Chedid, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização sobre o Combate ao Bullying.

 

 

 

 

No dia 22 de março, com o objetivo de dar subsídios aos Diretores, Vice-diretores, Supervisores e Coordenadores a fim de trabalharem a temática que envolve o Bullying com propriedade e organizar a programação para um trabalho mais efetivo nas escolas, haverá uma formação em serviço, no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), das 8h às 12h.

 

 

 

 

A Administração, preocupada com a violência, intolerância e falta de empatia, traz para as crianças de escolas públicas a peça “Encontro de Sábios – Todos Merecem Respeito”, que fala sobre respeitar as diferenças entre as pessoas. Esse espetáculo faz parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e realizado pela Ciência Divertida, com apoio do Ministério da Cultura e da TE Connectivity.

 

 

 

As apresentações são feitas de maneira lúdica, com interatividade com o público, onde os protagonistas encontram um Comitê de Sábios (composto pela plateia), que analisa o que acontece quando as crianças acreditam que estão apenas brincando, quando na verdade estão praticando o bullying e ferindo os sentimentos de seus amigos. O espetáculo trabalha com valores como empatia, diálogo, união e respeito à diversidade como forma de enriquecimento cultural.

 

 

 

 

No dia 5 de abril, com o objetivo de sensibilizar o olhar para o outro, haverá uma Palestra Aberta a todos os funcionários da Secretaria de Educação, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – NAPA, das 18h30 às 22h30, que contará com a seguinte programação: Abertura com intervenção teatral sobre o bullying, Palestra Foco Jurídico e Comportamental e Roda de Conversa.

 

 

 

 

Bullying é um termo da língua inglesa, vem de bully = “valentão”, sua prática tem como objetivo intimidar, agredir e menosprezar outra pessoa através de atitudes intencionais e repetitivas por uma ou mais pessoas, sem motivação evidente, por meio de práticas agressivas, sejam verbais ou físicas. Por ser um problema mundial, a Administração Municipal, preocupada com esses atos, dá subsídios através de palestras, peças teatrais lúdicas, encontros e debates sobre a temática aos profissionais de educação e alunos para a conscientização sobre o tema.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da DIMP/BP