Bragança Paulista – Política: Prefeitura de Bragança e SENAR realizaram curso de pedreiro

Prefeitura de Bragança e SENAR realizaram curso de pedreiro
Prefeitura de Bragança e SENAR realizaram curso de pedreiro

 

 

O curso de pedreiro é oferecido pela Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR, e na última sexta-feira (13/07), a aula prática marcou o encerramento do primeiro módulo do curso.

 

 

 

 

Com o objetivo de qualificar e formar profissionais, o curso de pedreiro possui carga horária de 120 horas e é dividido em quatro módulos, sendo: I – Fundação, 32 horas; II – Locação de obra, 24 horas; III – Paredes e Forros, 21 horas e IV – Revestimento e Piso, 32 horas. As aulas teóricas foram realizadas nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e as aulas práticas em uma propriedade do bairro Bocaína.

 

 

 

 

 

Neste primeiro módulo, que aconteceu de 11 a 13 de julho, os 16 alunos aprenderam sobre os materiais utilizados na construção civil: conhecimento sobre materiais agregados e aglomerantes, utilização da água, tipos de tijolos, blocos, vergalhões de aço, bitolas, moldes ou formas para concreto; traços e medidas utilizados nas misturas dos materiais: argamassas, concreto simples e armado; fundação utilizando broca associada a sapata corrida: sondagem caseira, demarcação da vala no solo, abrir a vala manualmente e verificar o nível do fundo, montagem de armadura, abertura e concretagem da broca, sapata corrida (alicerce), viga baldrame com concreto armado em canaletas e em formas e a organizar o canteiro de obras.

 

 

 

 

 

Os interessados em conhecer e participar dos cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com o SENAR podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agronegócios, de segunda à sexta, das 7h às 17h, através do telefone (11) 4035-7670, ou comparecer na Secretaria, localizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), Avenida Dr. Fernando Costa, 800.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP