Bragança Paulista – Política: Prefeitura de Bragança apresentou ao COMDEMA cronograma de manutenção e substituição da frota

Prefeitura de Bragança apresentou ao COMDEMA cronograma de manutenção e substituição da frota
Prefeitura de Bragança apresentou ao COMDEMA cronograma de manutenção e substituição da frota

 

 

Na manhã da última quarta-feira (26/09), a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou a apresentação do cronograma de manutenção preventiva e substituição da frota municipal na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

 

 

O intuito da apresentação foi colocar o órgão a par das atividades da Administração que devem contribuir para o controle da poluição do ar e a redução da emissão de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo. Afinal, atualmente, um dos principais responsáveis pela poluição do ar nas cidades são os automóveis movidos pela queima de combustíveis, processo no qual são produzidas várias substâncias, algumas delas consideradas potencialmente poluentes.

 

 

 

 

O cronograma de manutenção preventiva vem para contribuir com as ações já executadas pela Administração, como o controle de emissão da fumaça preta, realizado periodicamente através das inspeções da Secretaria do Meio Ambiente na frota própria do município e das concessionárias prestadoras de serviço público, como a frota da empresa responsável pelo transporte público coletivo.

 

 

 

 

A título de informação à população, as cores diferentes observadas na fumaça que sai do escapamento dos automóveis são uma evidência da formação de diferentes substâncias, como o gás carbônico, o monóxido de carbono, o vapor-d’água e a fuligem, que é formada por pequenas partículas sólidas de carvão. Quanto mais escura é a fumaça, mais materiais particulados há nela.

 

 

 

 

Além de apresentar o cronograma da manutenção preventiva dos veículos próprios, a Prefeitura também ressalta que fará a renovação de parte da frota por meio de uma linha de crédito aberta ao Município, dado o novo status alcançado pela Administração do Prefeito Jesus Chedid e Amauri Sodré no rating da Caixa Econômica Federal.

 

 

 

 

A Lei n° 4631, de 9 de agosto de 2018, autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito no valor de R$ 7.987.122,00 junto à instituição, no âmbito do Programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro, para a renovação da frota de veículos e maquinários da Secretaria Municipal de Serviços.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/PB