Bragança Paulista – Política: O escritor bragantino Élvio Santiago, reconhecido mundialmente, visita a Secretaria Municipal de Educação

O escritor bragantino Élvio Santiago, reconhecido mundialmente, visita a Secretaria Municipal de Educação

 

 


Élvio Santiago aproveitou a oportunidade para falar sobre suas obras e a utilização delas em diversos temas da vida escolar, como a conscientização contra o bullying.

 

 

 

 

Na manhã da última terça-feira, dia 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação recebeu a visita do renomado pintor, escultor e escritor, Élvio Santiago, artista bragantino que teve suas obras reconhecidas desde a década de 70, quando começou a atuar na cidade de Jundiaí.

 

 

 

Na cidade, Élvio começou a dar aulas e foi o primeiro professor, em âmbito nacional, a levar os alunos para fora da escola com o intuito de promover a pintura de seus muros.

 

 

 

 

O artista é autor de 12 mil pinturas a óleo, 40 mil gravuras e 16 livros, também é escritor dos textos infantis “A galinha roxa e quadrada” e “A Turma da Laurinha”. Em nossa cidade, foi autor de esculturas e monumentos que foram expostos em vias públicas.

 

 

 

Durante a reunião, o artista presenteou a Secretaria de Educação com exemplares de suas obras, explanando mais sobre o livro “Tonho pé com tênis, pé sem tênis”, que relata a história de grandes lições e exemplos de superação, semelhantes ao da vida real. Tonho, o menino da história, é parecido com muitos meninos que andam por aí, remetendo também às vidas dos maratonistas do Quênia, dos campeões descalços, grandes ídolos como Garrincha, Pelé e outros que nasceram pobres, viveram descalços, sofreram na infância, sonharam ser bons e atingiram seus sonhos.

 

 

 

Aproveitando o assunto tratado na história, e as nuances exploradas sobre o bullying, a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preocupada em incentivar, principalmente nas escolas, uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais, aproveitará a Semana de Conscientização sobre o combate ao bullying, instituída pela Lei Municipal nº 4573/17, para utilizar a obra literária de Élvio Santiago nas atividades desenvolvidas.

 

 

 

Essa semana de Conscientização acontece todos os anos, na semana do dia 7 de abril, com o propósito de evidenciar o trabalho educativo em todos os cenários, de prevenção a esse tipo de atitude e mostrar quais as consequências para os envolvidos. O bullying é uma agressão que pode ser física ou psicológica que ocorre repetidamente e intencionalmente, ridicularizando, humilhando e intimidando suas vítimas.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da DIMP/BP