Bragança Paulista – Política: Novela da reforma do antigo Teatro Carlos Gomes tem um novo capítulo, e prefeito diz que entregará a obra até dezembro de 2020.

Reforma do Antigo Colégio São Luiz
Reforma do Antigo Colégio São Luiz – Foto: Arquivo Portal Bragança

 

 

A décadas a reforma do antigo Teatro Carlos Gomes e o Colégio São Luiz vem se arrastando, e na manhã desta quinta-feira (17/01) teve mais um capítulo, com a abertura de um novo processo licitatório para a contratação de nova empresa especializada nas obras de reforma do prédio com a participação de 5 empresas licitantes.

 

 

Cinco empresas participam da concorrência: Teto Construtora S/A, Engetal Engenharia e Construções Ltda., Construtora & Incorporadora Zanini Eirelli, Bernardi Empreendimentos e Soluções Ltda. e TD Construções, Redes e Instalações Eirelli.

 

 

 

 

O Prefeito Jesus Chedid fez questão de acompanhar o início da licitação de uma das maiores obras da sua Administração – o grande Centro Cultural da cidade. Foi acompanhado pelos Secretários Darwin da Cruz Gonçalves (Administração), Galileu José de Mattos (Chefe de Gabinete), Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo), Jocimar Bueno do Prado (Especial de Gabinete), Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos) e Luciano Ap. de Lima (Finanças).

Licitação Colégio São Luiz

 

 

Após muitas tratativas e um trabalho árduo da Administração Municipal para dar andamento nas obras de reforma e restauração do prédio, é com alegria que o atual Governo anuncia o andamento no processo e a retomada das obras no local, para fortalecer a cidade de Bragança Paulista como destino turístico. Na ocasião, o Prefeito cumprimentou os participantes e falou da importância dessa obra para a cidade, reforçando o prazo estabelecido de 9 meses para a execução e que espera comprometimento da empresa vencedora da licitação.

 

 

 

 

Também acompanharam a licitação a imprensa local, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, o Vereador Basílio Zecchini e demais assessores do Executivo.

 

 

 

 

Após o credenciamento a Comissão procedeu a abertura dos envelopes que traziam documentação de cada licitante visando a habilitação ou inabilitação das empresas – seguindo esse processo até o momento. Com o resultado da habilitação, a Comissão fará a abertura dos envelopes com as propostas comerciais que serão classificadas posteriormente.

 

 

 

 

No início do mês de janeiro, o Prefeito Jesus Chedid e o Vice-prefeito Amauri Sodré receberam no Gabinete do Executivo o arquiteto Affonso Risi Junior para a apresentação do projeto de restauração do antigo Teatro Carlos Gomes. Os componentes que integram o projeto desse Centro Cultural são: saguões, átrio, teatro de arena para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.

 

 

 

O Prefeito ressaltou os esforços da Administração nos ajustes financeiros necessários e nas tratativas com o Governo do Estado. “Pretendemos entregar essa grande obra até dezembro de 2020”. Os recursos foram conquistados junto ao DADETUR, cerca de 7 milhões de reais (R$6.891.570,00) – todo o investimento do departamento para o exercício de 2018. A cidade também tem reservado para a conclusão do projeto mais 3,2 milhões do DADETUR 2019. Esses recursos foram conquistados com muito esforço tanto da Administração para recuperar os convênios perdidos de 2009.

 

 

 

 

Da Redação com base em informações enviadas pelo DIMP/BP