Bragança Paulista – Política: Executivo Bragantino promete que restauração do prédio do antigo Teatro Carlos Gomes deverá ser entregue até dezembro de 2020

Executivo Bragantino promete que restauração do prédio do antigo Teatro Carlos Gomes deverá ser entregue até dezembro de 2020

 

Na última sexta-feira (22/03) aconteceu mais um Capítulo da Restauração do prédio do antigo Teatro Carlos Gomes, que abrigou o primeiro teatro de Ópera do interior do Estado de São Paulo. Em um ato político digno das velhas oligarquias, o Executivo Bragantino assinou a ordem de serviço para a retomada das obras no local e início da implantação de um Centro Cultural há muito prometido.

 

A restauração ficará a cargo da empresa TD Construções, Redes e Instalações de Gás Eireli, vencedora da concorrência pública, no valor total global de R$ 7.128.529,72 – recursos oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) mais contrapartida da Prefeitura.

 

 

 

A empresa executará o projeto do arquiteto Affonso Risi Junior, que buscou no projeto de restauro e reforma resgatar as estruturas originais do prédio, com reaproveitamento do espaço e a integração de novas funções, transformando-o em um Centro Cultural.

 

 

 

Os componentes que integram o projeto desse Centro Cultural são: saguões, átrio, teatro de arena  para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.

 

 

O prefeito de Bragança Paulista disse que pretendemos entregar a obra até dezembro de 2020. Ainda segundo ele, foram conquistados junto ao DADETUR cerca de 7 milhões de reais (R$6.891.570,00) – todo o investimento do departamento para a cidade no exercício de 2018. A cidade também tem reservado para a conclusão do projeto mais 3,2 milhões do DADETUR 2019.

 

 

Da Redação com base em informações enviadas pelo DIMP/BP