Bragança Paulista – Política: Comissão Socioeconômica propõe inclusão de carne suína na merenda em Bragança.

Comissão Socioeconômica propõe inclusão de carne suína na merenda em Bragança.

A Comissão de Assuntos Socioeconômicos vai propor moção ou projeto de lei pedindo a inclusão da carne suína in natura na merenda escolar do município pelo menos uma vez por semana. O vice-presidente Quique Brown ficou encarregado de fazer os estudos para ver a melhor forma de atender a demanda trazida pelo presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos, Valdomiro Ferreira Junior, à 3ª reunião da comissão, que aconteceu na última quarta-feira (25/4), no auditório da Câmara Municipal.

 

 

 

“Bragança Paulista é uma referência na suinocultura do Estado e do País. Por isso é muito importante e simbólico que o município entre na campanha pela carne suína na merenda escolar”, afirmou Ferreira Junior, que esteva na comissão acompanhado do suinocultor bragantino Geraldo Salarola.

 

 

 

O presidente da associação ainda frisou que para o município a inclusão da carne suína na merenda pode representar uma economia, pois a cidade estará oferecendo uma proteína de alta qualidade para os estudantes a um valor menor do que o da carne bovina. O vereador João Carlos Carvalho questionou sobre cidades que já estejam fazendo o uso da carne suína na merenda. Ferreira Junior disse que Capão Bonito, Holambra, São José do Rio Pardo, Fartura e Cerqueira César são exemplos de cidade que já incluíram, por meio de lei municipal, a carne suína no cardápio da merenda.

 

 

 

Após a Associação Paulista de Criadores de Suínos, foi a vez da diretoria da Voa SP fazer sua apresentação para a Comissão de Assuntos Socioeconômicos. A empresa foi a vencedora na licitação para a concessão do Aeroporto de Bragança Paulista. Além deste aeroporto, a empresa é a concessionária dos aeroportos de Jundiaí, Campinas (Campo dos Amarais), Ubatuba e Itanhaém.

 

 

 

O CEO da Voa SP, Othon Ribeiro, informou aos vereadores que a expectativa da empresa é focar o aeroporto de Bragança Paulista no treinamento de pilotos, trazendo para a cidade escolas de aviação e simuladores. “Percebemos aqui uma vocação para um centro de formação mais do que nacional”, afirmou Ribeiro.

 

 

 

 

Segundo o CEO, a instalação de escolas de aviação, simuladores e alunos vão trazer recursos e negócios para a cidade, movimentando a rede hoteleira, imóveis e restaurantes.

 

 

 

A diretora de Operações da Voa SP, Cristina Pelarin, tranquilizou os moradores do entorno do aeroporto afirmando que não há a intenção de transformar o terminal em um ponto de pouso e decolagem de jatos. Segundo ela, o tráfego deste tipo de avião iria conflitar com a perspectiva de transformar o local em um centro especializado em treinamento.

 

 

 

O presidente da Comissão, Moufid Doher, aproveitou a ocasião para lembrar à diretoria da Voa SP sobre uma rua próxima ao aeroporto que está fechada por falta de asfaltamento. O vereador levantou a possibilidade de uma parceria com a empresa para que a obra fosse realizada.

 

 

 

A gerente comercial da Voa SP, Denise Klouso, informou que a empresa está neste momento tentando viabilizar o aeroporto de Bragança que é deficitário. Ela, assim como os outros diretores, entende que a pavimentação do trecho da rua é importante, mas que a empresa não tem como arcar com os custos das obras. Moufid pediu para ser encaminhado ao prefeito municipal Jesus Chedid pedido para se estudar a possibilidade de execução da pavimentação. Estiveram presentes na reunião também Armando Incau, gestor da Voa SP, e Gabriela Agostinho, analista ambiental da empresa, além da munícipe Assunção Santos.

 

 

 

A comissão volta a se reunir em 30 de maio, às 14h30. A comissão é formada por Moufid Doher (presidente), Quique Brown (vice), João Carlos Carvalho, Sidiney Guedes e Paulo Mário Arruda de Vasconcellos. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou por meio do site. Também há possibilidade de participar enviando questionamentos durante a sessão para o e-mail ([email protected]) ou pela página do Facebook da Câmara (www.facebook.com/camarabragancapaulista).

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista