Bragança Paulista – Política: Câmara Municipal avalia implementação do Projeto do Colégio AZ “Caneque-se”.

Câmara Municipal avalia implementação do Projeto do Colégio AZ “Caneque-se”.

 

 

A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Beth Chedid, recebeu na manhã da última quarta-feira (10/4) a coordenação e alunos do Colégio AZ Bilíngue para apresentarem ao Legislativo a iniciativa Caneque-se. O projeto visa redução do uso de copos plásticos por meio do uso de canecas. Segundo os representantes do colégio, inicialmente a proposta pode parecer simples, mas pode gerar grande impacto financeiro e, especialmente, ambiental.

 

 

O projeto teve início no ano passado dentro do colégio e agora busca se expandir para todo o município. Pelo desempenho na iniciativa, desenvolvida em parceria com a campanha nacional #PorAmorAoMar, apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas), o colégio recebeu o certificado de reconhecimento e excelência, expedido pela ONU Meio Ambiente, apoiadora da causa.

 

 

 

 

“Tínhamos muitos copos plásticos na escola, resolvermos, por uma questão da quantidade de plástico jogada fora, utilizar as canecas. Foi um processo complicado, complexo. Tivemos mais dificuldades com os adultos do que com as crianças, inicialmente. Hoje a escola toda se conscientizou e queremos levar isso para fora. Como a Beth é sempre muito aberta à área de educação e temos o apoio dela aqui na Câmara viemos apresentar essa iniciativa. A proposta é com o tempo envolver toda comunidade bragantina”, explicou a coordenadora Elisa Maria de Moraes Montagnana.

 

 

 

 

Os alunos Luís Phelipe Coutinho do Nascimento, Luíza Duran Santos Baraldi Beghini, Geovana Vieira dos Santos e Gabriela Baptista de Macedo, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio AZ, comentaram como o projeto foi importante para o colégio e o desejo de que o município abrace esta causa. “Em um mês gastávamos 17.500 copos plásticos. Vimos que este número era muito alto. Vimos a diferença enorme de zerar essa quantidade e o impacto que isso causaria para o meio ambiente, isso pensando somente em nosso colégio”, lembraram.

 

Alunos do AZ Internacional se encontraram com a presidente da Câmara de Bragança Paulista,  para darem início ao projeto” Caneque-se” na Câmara Municipal.

 

 

Os alunos explicaram que o colégio passou por um processo de “reeducação”, para aprenderem a utilizar as canecas. No início placas informativas sobre o desperdício dos copos plásticos foram distribuídas, já auxiliando na redução de gastos. Mesmo assim, eles insistiram, até chegarem ao resultado esperado: zero copos descartáveis. A mudança para o uso de canecas também passou por estudos e ajustes, pensando na higienização dos utensílios. Todo o processo motivou os alunos, que veem agora a oportunidade de oferecer o mesmo para o município e fazer com que Bragança contribua para preservação do meio ambiente.

 

 

 

A presidente da Câmara ficou motivada, Beth também convidou representantes da secretaria de Meio Ambiente para participarem da ação e conhecerem a iniciativa. “Após ouvir todas essas ideias, vamos agora fazer um levantamento de quanto o Legislativo gasta com copos plásticos e avaliar a troca. Com certeza esse é um projeto que merece nosso apoio e atenção. Além disso, destaco a iniciativa e participação dos alunos. É essa nova geração que nos ajudará a construir um futuro melhor”, concluiu.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista