Bragança Paulista – Política: Alunos da rede municipal de ensino de Bragança participam de Festivais de Damas e Xadrez

Alunos da rede municipal de ensino de Bragança participam de Festivais de Damas e Xadrez

 

 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou dois eventos aos alunos da rede municipal de ensino, sendo o I Festival de Damas, no dia 24 de setembro e o II Festival de Xadrez Escolas, no dia 1 de outubro. Ambos aconteceram Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA).

 

 

Os eventos foram realizados pelos professores de Educação Física que atuam nas escolas municipais, com o objetivo de estimular o uso do jogo no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento das habilidades cognitivas: atenção, concentração e resolução de problemas.

 

 

 

O I Festival de Dama Escolar contou com a participação de vinte Unidades Escolares, num total de 80 alunos do Ensino Fundamental dos terceiros e quartos anos. Por meio de uma seletiva nas escolas foram escolhidos quatro damistas para representação no evento. Esse jogo é um meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de números, mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de capacidades psíquicas e físicas sendo um elemento ideal para cultivar o pensar.

 

 

 

Já o II Festival de Xadrez escolar contou com a participação de 15 Escolas Municipais e a presença de 55 alunos do Ensino Fundamental dos 4ºs e 5ºs anos, que também passaram por uma seletiva na escola, sendo quatro enxadristas escolhidos para representar as Unidades Escolares. Esse é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim, a capacidade cognitiva do jogador.

 

 

 

Como maneira de preparação para os Festivais, os jogos de damas e xadrez foram vivenciados pelos alunos de todas as escolas participantes nas aulas de Educação Física. A proposta da Secretaria Municipal de Educação com esse projeto foi de desenvolver a prática dos jogos de forma educacional e participativa, de maneira que todos os alunos fossem premiados. Os primeiros colocados obtiveram uma premiação diferenciada.

 


 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP