Bragança Paulista – Política: Acordo de Cooperação entre Prefeitura de Bragança e o IFSP proporcionará a criação de Incubadora de Empresas.

Acordo de Cooperação entre Prefeitura de Bragança e o IFSP proporcionará a criação de Incubadora de Empresas.
Acordo de Cooperação entre Prefeitura de Bragança e o IFSP proporcionará a criação de Incubadora de Empresas.

No começo deste mês, a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista assinou o acordo de Cooperação com o Instituto Federal de São Paulo, para o desenvolvimento de atividades educacionais, científicas, tecnológicas e de inovação, voltadas à implementação do Centro Bragantino de inovação.

 

 

 

A parceria busca promover o desenvolvimento socioeconômico do município e região e criar um Complexo de infraestrutura e serviços capazes de promover o desenvolvimento de empreendedores e pequenas empresas, pesquisa aplicada para melhoria ou criação de novos produtos ou processos, objetivando a inovação. O Centro Bragantino de Inovação será capaz de estimular a articulação entre as empresas, as instituições de ensino e pesquisa e a sociedade.

 

 

 

 

O Secretário Municipal de Governo Marcos Tasca explica que o convênio tem como objetivo criar o maior polo de incubação de empresas e tecnologias do estado de SP. “Temos hoje uma necessidade grande de fazer avanços tecnológicos, qualificação de mão de obra e melhoria do parque industrial. Isso vem ao encontro desse nosso projeto, junto às instituições de ensino e como parceiro municipal o IFSP através do polo de Bragança Paulista, além de SEBRAE, SENAI, Fatec, USF, CIESP, CDL, várias entidades como nossa parceira”, explica.

 

 

 

 

O antigo prédio do Instituto Federal (ao lado da FESB, no bairro da Penha) abrigará a Incubadora de Empresas. A Administração espera atrair empresas da região que buscam evoluir tecnologicamente, além de oferecer oportunidade para estudantes desenvolverem projetos e melhorias de inovações. “Este espaço contemplará tudo isso e permitirá alavancar o desenvolvimento econômico de Bragança Paulista”, conclui Marcos Tasca.

 

 

 

 

Para a execução do acordo foi estipulado um cronograma de atividades que inclui diagnóstico, implantação e operação do espaço de instrução de formadores; implantação e operação de Incubadora de empresas; implantação do espaço de apoio ao arranjo produtivo local e execução de projetos colaborativos de desenvolvimento tecnológico e de educação entre o município e o IFSP. Todo o processo contará com avaliações realizadas pela Comissão de Acompanhamento e fiscalização.

 

 

 

 

O Prefeito em exercício Amauri Sodré falou da importância do acordo para desenvolver e estimular a tecnologia e economia da cidade, atraindo toda a região para o município.

 

 

 

 

 

O extrato de Acordo de Cooperação nº 21/2018 foi publicado no Diário Oficial da União e deverá ser publicado na Imprensa Oficial de Bragança Paulista. Serão 60 meses de convênio, prorrogável mediante celebração de termo aditivo. O contrato não envolve transferência de recursos financeiros por parte da Prefeitura ao IFSP ou o contrário, assim como as atividades educacionais a serem desenvolvidas no âmbito do mesmo serão franqueadas aos participantes, não geradoras de receita a qualquer um dos partícipes.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP