Bragança Paulista: O 4° Encontro Beneficente de Fuscas, Derivados e Antigos, acontecerá no Posto de Monta em Bragança Paulista no dia 04/06/2017

O 4° Encontro Beneficente de Fuscas, Derivados e Antigos, acontecerá no Posto de Monta em Bragança Paulista no dia 04/06/2017

 

 

O Clube de Fuscas e Derivados Ferrugem na Veia junto com o Projeto ECOA,  realiza no primeiro domingo de junho (04), o 4° Encontro Beneficente de Fuscas, Derivados e Antigos, no Parque Drº Fernando Costa, mais conhecido como Posto de Monta em Bragança Paulista .

 

 

 

 

O encontro começa as 09:00hs, e deve reunir expositores, colecionadores e aficionados de toda a região e estado, na última edição ocorrida em 2015, o evento reuniu mais de 400 veículos.

 

 

 

 

 

Para quem vai participar levando seu veículo a organização pede a doação de 02 litros de Leite Integral por automóvel que será revertido para ajudar as crianças do “Projeto ECOA”.  O público terá entrada gratuita.

 

 

 

 

Você pode saber mais sobre o evento em https://www.facebook.com/ferrugemnaveia.volkswagen

 

 

 

Os visitantes e participantes do evento poderão contar com uma Praça de Alimentação, mercado  de pulgas e sorteio de vários Brindes

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

 

 

 

4° Encontro Beneficente de Fuscas, Derivados e Antigos

Data: 04/06/2017

Horário: 09:00hs

Entrada: Gratuita

Expositores: 02 Litros de Leite Integral

Local: Parque Drº Fernando Costa ( Posto de Monta)

Endereço: Avenida Dr. Fernando Costa, s/n, Bairro da Penha, Bragança Paulista, SP

 


 

 

 

 

Saiba um pouco mais da História do Fusca

 

 

 

 

(Uol) – Escarabajo, Huevito, Maggiolino, Bug, Coccinelle e Beetle são apenas alguns dos sinônimos utilizados para nomear o Fusca, um dos carros mais populares de toda a história. Os mais simpáticos à modernidade acham que esse automotor tem um sabor de nostalgia e que nem chega aos pés das possantes máquinas hoje produzidas. Por outro lado, uma grande legião de aficionados faz questão de conservar e manter viva a memória desse mito automobilístico.

 

 

 

 

Apesar do bom nome, a História do Fusca está ligada a um contexto distante do glamour e da simpatia deste pequeno carro. Por volta de 1932, o alemão Ferdinand Porsche começou a esboçar os projetos de um novo carro que se chamaria “Volkswagen”, que em alemão significa “o carro do povo”. No meio tempo em que as primeiras versões eram experimentadas, o governo alemão se interessou pelo projeto e fez um investimento de 200 mil marcos para a fabricação de três protótipos.

 

 

 

 

Com um surpreendente motor refrigerado a ar, o Fusca saiu do papel com mais de um ano de atraso, com o nome de Volksauto-série VW-3 e testado por extensos 50 mil quilômetros. No ano de 1938, mediante o bom desempenho do veículo, várias ações foram tomadas para que a sua produção em série fosse iniciada. Pouco depois, esse importante passo na vida do Fusca acabou sendo interrompido pela deflagração da Segunda Guerra Mundial.

 

 

 

 

A partir de 1939, empregando a mesma plataforma do Fusca, os alemães criaram o jipe Kübelwagen, o anfíbio Schwimmvagen e o Kommandeurwagen, que seriam utilizados nos campos de batalha da época. Em 1944, nos fins da guerra, a fábrica localizada em Fallersleben estava completamente destruída pelos bombardeios deflagrados pelas forças aliadas. Sem nenhum prestígio no mercado, a fabricação acabou sendo timidamente retomada pelo major inglês Ivan Hirst. Logo em seguida, o governo recuperou o projeto, deixando-o sob a tutela de Heinrich Nordhoff.

 

 

 

 

Nessa época, Nordhoff tomou várias providências para que o Fusca alcançasse os patamares de veículos produzidos em larga escala. Já no pós-Segunda Guerra, o veículo ultrapassou a casa dos 25 mil exemplares e lançou a sua primeira versão conversível. Os holandeses logo perceberam a ideia e entraram na história do veículo como o seu primeiro importador. Na década de 1950, os norte-americanos trataram de popularizar o modelo pelas Américas.

 

 

 

Em 23 de março de 1953, a primeira filial da Volkswagen foi instalada no Brasil com a missão de popularizar o Fusca em nossas terras. Nas décadas seguintes, esse lendário automóvel viveu as oscilações que o colocaram entre o estrelato e o declínio. Chegou a ser tema de um filme de Walt Disney, foi ameaçado pela concorrência de modelos mais arrojados e voltou a ser produzido sob os pedidos de um presidente da República. Em 2003, uma festa de despedida marcou a fabricação de seu último exemplar.