Bragança Paulista – Meio Ambiente: Projeto Piloto de Compostagem é iniciado no Jardim Público em Bragança

Projeto Piloto de Compostagem é iniciado no Jardim Público em Bragança
Projeto Piloto de Compostagem é iniciado no Jardim Público em Bragança

 

 

Em continuidade às ações que visam promover atitudes sustentáveis no município, a Administração Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou nesta semana o Projeto Piloto de compostagem no Parque Municipal Luiz Gonzaga Leme – popularmente conhecido como Jardim Público.

 

 

O objetivo do piloto de compostagem é dar destinação correta para os resíduos de poda produzidos no parque, minimizando seus impactos ambientais. A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, que gera o adubo orgânico – material rico em nutrientes que auxilia na conservação de hortas e jardins.

 

 

 

 

Inicialmente, o Piloto vai receber resíduos como restos de comida, verduras e hortaliças, cascas de frutas, cascas de ovos, filtro e borra de café, restos de carne, saquinhos de chá, papel toalha e guardanapos usados que passarão a ser separados e tratados pelo processo de compostagem.

 

 

 

 

O material orgânico deve ser misturado de forma homogênea, com material seco (folhas secas e serragem), antes de ser confinado na composteira, para que o processo ocorra sem gerar cheiro ou líquidos. O adubo orgânico de boa qualidade gerado no processo será utilizado no Viveiro Municipal e nas hortas das escolas municipais.

 

 

 

 

O Projeto receberá alunos e outros interessados a aprenderem o método utilizado e o processo de implantação, servindo como mais um instrumento de educação ambiental que também promove atitudes mais sustentáveis.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP