Bragança Paulista – Meio Ambiente: Prefeitura e DAEE realizam vistoria nos lagos e barragens do condomínio no Santa Helena em Bragança.

Prefeitura e DAEE realizam vistoria nos lagos e barragens do condomínio no Santa Helena em Bragança.

 

 

 

Na tarde da última sexta-feira (12/04), a Prefeitura de Bragança Paulista realizou uma fiscalização nos lagos, barragens e demais elementos que interferem na disposição hídrica da área que compreende o Condomínio Village Santa Helena.

 

 

Participaram da ação o Secretário do Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, o Engenheiro da Secretaria de Obras, Benedito Carvalho Junior, e o técnico do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, responsável pelo Escritório de Apoio Técnico de Atibaia da Diretoria da Bacia do Médio Tietê, Cid Augusto Granado Soares. A ação teve o apoio da Guarda Civil Ambiental e da Polícia Militar.

 

 

 

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente – SMMA, a vistoria foi motivada por uma denúncia acerca do fechamento de uma tubulação no lago do condomínio que serviria como extravasor de água, além da inexistência de uma tubulação para vazão ecológica. Com receio que essa situação implicasse no transbordamento de água para todo o sistema do Córrego do Lago do Taboão e consequente inundação das áreas adjacentes.

 

 

 

A Prefeitura já esteve no local em outra ocasião, após solicitar a entrada por meio de ofício ao síndico, realizando a vistoria prévia, na qual constatou a necessidade de acionar o apoio técnico do departamento responsável para avaliar se a situação atual se encontra em conformidade com a legislação de recursos hídricos vigente, o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica que compareceu nesta segunda fiscalização.

 

 

 

Os técnicos puderam proceder com a fiscalização em vários pontos do condomínio. Um auto de vistoria será lavrado pelo DAEE constatando os apontamentos encontrados para posterior providências no que couber ao Ministério Público, Prefeitura e demais órgãos responsáveis.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da DIMP/BP