Bragança Paulista – Meio Ambiente: Conscientização do uso correto de agrotóxicos e a logística reversa para o descarte de suas embalagens é um trabalho constante Bragança.

Agricultores, empresas e indústrias marcam presença no 3º Dia do Campo Limpo em Bragança
Conscientização do uso correto de agrotóxicos e a logística reversa para o descarte de suas embalagens é um trabalho constante Bragança. – Foto Arquivo/ Portal Bragança

 

 

Dados da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apontam o Brasil como um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Em Bragança Paulista, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agronegócios, existem cerca de mil produtores rurais, sendo somente 10% produtores de orgânicos.

 

 

Tendo em vista que a maioria dos produtores rurais do município utilizam métodos convencionais e, portanto, fazem uso de agrotóxicos, demonstra-se essencial o incentivo às ações de logística reversa no município com produtores rurais que descartam embalagens de agrotóxico em locais inadequados, causando a poluição do solo. A mesma necessidade ocorre com o descarte de lâmpadas, pneus, eletrônicos, etc.

 

 

 

Pensando nisso, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Desenvolvimento de Agronegócios e do Meio Ambiente, realiza constantemente um trabalho de conscientização e ação efetiva na reutilização ou tratamento de resíduos sólidos, com maior foco na problemática encontrada nas áreas rurais.

 

 

 

Para isso, são realizadas reuniões no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural com o objetivo de desenvolver ações visando estimular os produtores ao consumo consciente, bem como a destinação adequada dos resíduos gerados; a destinação de resíduos considerados perigosos e/ou contaminantes, com maior foco em embalagens de agrotóxicos. Também será feito o cadastramento de produtores rurais e celebração de parceria com órgãos interessados, visando a prática de ações referentes à Responsabilidade pós-consumo.

 

 

 

Além das ações de conscientização e estruturação, em julho será realizado uma MegaAção “Dia do Agricultor e Campo Limpo”, que possibilita que agricultores descartem de forma consciente as embalagens dos agrotóxicos, fazendo a tríplice lavagem, sendo que as embalagens recolhidas recebem o destino correto através de empresa especializada. Neste dia, também recolhe lâmpadas e materiais eletrônicos. Nesta ação estima-se pela média das ações que sejam coletados mais de 15.000 embalagens de agrotóxico que são encaminhadas ao Posto de Reciclagem e a coleta de 6.000 lâmpadas. As ações são estendidas por todo o ciclo, sendo um processo contínuo.

 

 

As ações garantem a participação e mobilização de inúmeros produtores rurais de outras cidades e de Bragança Paulista, além de empresas, indústrias e a população em geral. Milhares de embalagens de produtos agrícolas e outros produtos que representem riscos ao meio ambiente são recolhidos para que tenham sua destinação ambientalmente correta. Atividades de conscientização e cadastramento já foram iniciadas nos primeiros meses de 2019, e intensificará em maio, junho e julho de 2019. O evento será realizado na semana do dia do agricultor previsto para o dia 26 de julho de 2019. Estima-se o envolvimento de 200 produtores rurais.

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP