Bragança Paulista – FESB: Pós-graduação na FESB reforça papel do veterinário na promoção do bem-estar animal

Pós-graduação na FESB reforça papel do veterinário na promoção do bem-estar animal – Foto: Divulgação/FESB

 

 

 

Existem alguns assuntos que não são abordados durante a graduação visto que a maioria das faculdades não consegue ter dentro da sua matriz curricular todos os temas que são imprescindíveis pra carreira profissional e, principalmente, para o bem estar animal.

 

 

A questão do bem-estar animal é um assunto relativamente novo e temos nos deparado com muitos problemas que estão relacionados com o bem-estar animal, o que não engloba só a saúde física do animal, mas também a saúde psicológica e como esse animal lida tentando se adaptar ao meio em que ele vive.

 

 

 

Detectar estes problemas e colaborar com a promoção do bem-estar animal são desafios o para o médico veterinário atual e é imprescindível que ele entenda e perceba isso da forma mais científica possível.

 

 

 

É justamente isso que propõe o Módulo 6 do Curso de Especialização em Clínica Médica de Cães e Gatos, Pós-graduação Latu Sensu da FESB, ministrado pela Professora Me Rosângela Ribeiro Gebara(*).

 

 

 

De acordo com a Especialista, ela buscou trazer para a pós- graduação tudo o que tem sido discutido não só Brasil, mas no mundo, a respeito do bem-estar animal e o papel do veterinário na questão da promoção do bem-estar animal.

 

 

 

“É um assunto que requer uma ampla discussão e você tem que destrinchar, discutir e trabalhar dentro da sala de aula junto aos colegas. Você tem que estar sempre se renovando e se reciclando”, afirma a docente. Ela ainda ressalta que a medicina veterinária é muito ampla e a ciência está em constante evolução e para acompanhar o mercado é preciso se atualizar sempre, buscar novos conhecimentos.

 

 

 

Para o aluno da pós Marcelo Adani, graduado pela FESB e ex-residente do Hospital Veterinário, o curso veio ao encontro das necessidades que a profissão escolhida vem exigindo. ” Um programa inovador, com muitas horas de curso e diversos especialistas de referência, mestres e doutores nas suas áreas. Uma oportunidade imperdível para os veterinários de Bragança e também da região que quiserem aprimorar seus conhecimentos.”

 

 

 

Professora Rosângela Gebara já trabalhou no Hospital Veterinário entre 2008 e 2010 e reforçou que “é muito bom estar de volta à FESB, desta vez na Pós-graduação, rever os amigos e, principalmente, poder contribuir com a formação e especialização dos alunos e colegas veterinários.”

 

 

 

As aulas da pós-graduação Clínica Médica de Cães e Gatos acontecem quinzenalmente às sextas e sábados, em 22 módulos que perfazem um total de 450 horas/aula.

 

 

Rosângela Ribeiro Gebara

Rosângela Ribeiro Gebara – Foto: facebook.com/rosangela.ribeiro

 

 

 

(*) Rosângela Ribeiro Gebara é graduada em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Bem Estar Animal pelo Cambridge E-Learning Institute e Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP. Desde 2010 é Gerente de Programas Veterinários da organização não governamental internacional World Animal Protection, sendo responsável pelos programas de Gerenciamento de Populações Caninas ( DPM) e Educação superior em Bem-estar animal (ACAW)

 

 

 

Da Redação com informações provenientes e vinculadas no site oficial da FESB