Bragança Paulista: Faros D’Ajuda e Ongs da Região realizam caminhada contra o abandono de animais no Lago do Taboão – 21/05/2017.

Faros D’Ajuda e Ongs da Região realizam caminhada contra o abandono de animais no Lago do Taboão – 21/05/2017.

 

Objetivo da campanha é sensibilizar pessoas e poder público sobre a raiz do problema

 

 

 

 

Em Bragança Paulista, a Faros d’Ajuda atua há 11 anos no abrigo municipal, acolhendo cães e gatos de rua que estejam doentes e feridos. Em 2016, a entidade acolheu 1.452 animais em situação de risco e, ao longo de 11 anos de atuação, 13 mil animais tiveram esse acolhimento e assistência, mais de 10 mil castrações foram realizadas e mais de 7 mil animais foram adotados. As demais ONGs da região não são diferentes, fazem trabalho similar e na mesma intensidade. E, ainda assim, ruas e estradas estão lotadas de animais errantes, abandonados por seus responsáveis.

 

 

 

 

 

A população, de modo geral, cobra providências e responsabilidade da administração pública, das entidades e até de protetores voluntários, mas se esquecem que o problema é criado pelos cidadãos que abandonam seus animais, ou os deixam circular e procriar à vontade em vias públicas. O volume de abandono e procriação nas ruas é bem maior do que a número de castrações que ONGs e protetores conseguem realizar.

 

 

 

 

A campanha tem por objetivo:

 

  •  evidenciar a raiz do problema – O ATO DO ABANDONO;
  • orientar a população sobre leis, direitos e deveres de cada parte;
  •  requerer apoio do poder público para a realização de programas de controle populacional de cães e gatos e ações efetivas para coibir o abandono e maus tratos de animais — como a microchipagem obrigatória de cães e gatos, por exemplo, que vincula o animal legalmente ao seu responsável.

 

 

 

 

A participação é livre, à pé ou de bicicleta, com ou sem cães (estes deverão estar adequadamente em segurança, junto aos seus responsáveis, com guias, coleiras bem ajustadas e focinheiras, quando o porte e temperamento do animal assim exigir).

 

 

 

 

As ONGs Faros d’Ajuda (Bragança Paulista), Ajudajudar e Amapatas (Atibaia); São Lázaro (Socorro) e Refúgio da Cacau e Cãopanheiros (Joanópolis) convidam a população para participar da Caminhada, seja você sensível ou não à situação que aflige os animais de rua. Afinal, quem gosta, quer vê-los em seus lares muito bem cuidados. E, quem se incomoda com a presença deles nas ruas, também quer vê-los em seus lares muito bem cuidados.

 

 

 

 

 

A CAMINHADA CONTRA O ABANDONO DE ANIMAIS acontecerá no dia 21 de maio, no Lago do Taboão em Bragança Paulista, com concentração às 9 horas, junto ao Bravus Food Truck, que estará estacionado próximo ao Trairagem. Informações: www.facebook.com/farosdajuda.

 

 

 

 

 

 

Da Redação com informações enviadas pela Faros D’Ajuda