Bragança Paulista – Educação: Escolas Municipais de Bragança participarão da “Semana do Brincar” – 20 a 28/05/2018.

Escolas Municipais de Bragança participarão da "Semana do Brincar" - 20 a 28/05/2018.
Escolas Municipais de Bragança participarão da “Semana do Brincar” – 20 a 28/05/2018.

 

 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizará, entre 20 a 28 de maio a “Semana Municipal do Brincar”. O evento faz parte do Calendário de Eventos do Município, através da Lei nº 4483 de 27 de julho de 2015. Durante o período é realizado um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do brincar na sociedade.

 

 

 

Para este ano, o tema do evento será “VEM BRINCAR DE CORPO E ALMA!”. Os professores das Escolas Municipais desenvolverão brincadeiras voltadas para o corpo, onde a criança pode e deve sentir as possibilidades lúdicas de explorar o mundo, brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com o outro.

 

 

 

O objetivo da lei é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. É preciso ressaltar os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta á brincadeira.

 

 

 

 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação apoia e acredita que o brincar é muito importante, para o desenvolvimento das habilidades infantis. Brincar é uma atividade com fim em si mesma é um instrumento de expressão e desenvolvimento das crianças, resgata brincadeiras de rua e vivências lúdicas, cria vínculos sociais e de comunicação, é fonte de lazer e de prazer se tornando assim fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos.

 

 

 

Da Redação com informações do DIMP/BP