Bragança Paulista – Educação: Alunos da rede municipal de ensino participam da III Bragantequinha

Alunos da rede municipal de ensino participam da III Bragantequinha
Alunos da rede municipal de ensino participam da III Bragantequinha

 

 

Nos dias 20,21 e 22 de setembro, o Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Campus de Bragança Paulista promoveu a VIII BRAGANTEC – Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP, com a participação de estudantes do Instituto Federal e a mostra III Bragantequinha, com a apresentação de projetos de alunos das Escolas Municipais de Bragança.

 

 

Foram apresentados por quatro escolas da rede projetos inovadores e significativos à aprendizagem dos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Participaram 15 alunos de cada escola, acompanhados do professor responsável pelo projeto, coordenador e diretor. A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação forneceu o transporte para a locomoção dos alunos da escola até o Instituto Federal.

 

 

 

 

Alunos da E.M. Desembargador Professor Dr. Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira apresentaram três projetos : “A importância do saneamento básico” , que expôs o funcionamento do esgoto; “Programando o atto box com o ardublock”, que apresentou o funcionamento da robótica educacional e por fim “Conhecendo o sistema solar”, foi explorado o tema astronomia, propiciando às crianças troca e saberes diferentes.

 

 

 

 

A E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid apresentou o projeto “Mobilidade segura e sustentabilidade”, utilizando a automação básica no trabalho sobre robótica desenvolvido na escola.

 

 

 

A E.M. Professor Abner Antonio Sperendio , participou com o projeto “Avião bimotor”, explorando possibilidades de construção ,automação e planejamentos nas aulas de robótica.

 

 

 

As crianças da Educação Infantil da E.M. Dona Henedina Cortez I , apresentou o projeto “Conhecendo nosso mundinho”, mostrando a astronomia, ciência que trata do Universo Sideral e dos corpos celestiais a fim de situá-los no espaço e no tempo, explicando alguns astros, sua origem e seu movimento. Foi proporcionado às crianças do Infantil IV relatar os conhecimentos sobre astronomia , adquiridos em aula, reforçando ainda mais o aprendizado.

 

 

 

 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação incetiva a participação dos alunos em eventos como este, pois entende que a experiência de compartilhar o conhecimento com outras crianças de idades diferentes colabora com a aprendizagem efetiva e significativa de cada indivíduo que é um dos objetivos no desenvolvimento da aprendizagem.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP