Bragança Paulista: Dia 08 dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Bragança Paulista.

Dia 08 dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Bragança Paulista.
Dia 08 dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Bragança Paulista.

 

 

Dia 08 de dezembro a cidade de Bragança Paulista comemora o Dia de sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. A história de Bragança e de Nossa Senhora da Conceição do Jaguary começam quando Antônio Pires Pimentel e sua esposa Inácia Silva Pimentel constroem uma capela em homenagem e veneração a Santa, depois de ter uma promessa atendida. Diz a história que Antônio estava doente e desenganado pelos médicos, então sua esposa fez uma promessa e alcançou a graça de ter sua saúde de volta.

 

 

 

 

A capela então passou a servir de descanso para os tropeiros e começaram a surgir em torno da capela barracas e ranchos, assim se formou um pequeno povoado que recebeu o nome de Conceição do Jaguary e tem como data de fundação 15 de dezembro de 1763. Em 1765 Conceição do Jaguary é elevada a paróquia e recebe seu primeiro vigário. Em 1797 recebe o nome de Vila Nova Bragança, denominação ligada à tradição portuguesa; em 1856 passa a denominar-se Bragança e em 1944, Bragança Paulista, para diferenciar-se da cidade Paraense de mesmo nome.

 

 

 

 

A padroeira de Bragança Paulista, desde os primórdios da criação da cidade é lembrada e venerada. Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é um dos dogmas da igreja que diz que desde o primeiro instante de sua existência, Maria foi preservada por Deus da falta de graça, do pecado original. Maria, diferente do resto da humanidade, foi concebida sem mancha, Deus a preparou desde o momento de sua concepção para ser pura, Santa e cheia de graça. Maria, para ser mãe de Jesus, jamais em sua vida foi manchada pelo pecado ou por qualquer imperfeição.

 

Oração a Imaculada Conceição

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.

 

 

 

Da Redação com informações da Diocese de Bragança Paulista