Bragança Paulista: Defesa Civil de Bragança informa horário de funcionamento e reforça recomendações para o período de estiagem.

Defesa Civil de Bragança informa horário de funcionamento e reforça recomendações para o período de estiagem.

 

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, informa a população sobre as funções da Defesa Civil, sua atuação na cidade, além dos cuidados e recomendações do órgão para a população no período de estiagem.
 

Trata-se de um conjunto de medidas permanentes voltadas à proteção e defesa civil. Ela ajuda a restabelecer a normalidade social e desenvolve um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar e minimizar os possíveis impactos que possam atingir a população.
 

O papel da Defesa Civil é coordenar as ações que envolvem diversos órgãos do governo e da sociedade responsáveis pela resposta e prevenção de catástrofes como: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, serviços de emergência. Assim, ela tem o dever, não apenas de ajudar no resgate às vítimas e na recuperação de áreas atingidas, como também de prevenir os desastres antes mesmo que eles aconteçam.
 

No município, a equipe é composta por 5 funcionários efetivos e 2 estagiários. Possui uma estação meteorológica em funcionamento na Sede da Defesa Civil e 6 pluviômetros (instrumento que mede a quantidade de chuva em determinado lugar ou época) nos bairros: dois no Lavapés, Jd. São Miguel, Jd. do Cedro, Água Comprida e Jd. Júlio de Mesquita. Além dos equipamentos básicos que viabilizam os trabalhos, como botes infláveis, barco, coletes salva-vidas, enxadas e enxadões, cordas, lanternas, motosserra, sopradores, abafadores, entre outros.

 

Desde o início do ano, na Administração do Prefeito Jesus Chedid e vice Amauri Sodré, sob o comando do Secretário da pasta, Dorival Francisco Bertin, a Coordenadoria da Defesa Civil de Bragança Paulista tem executado palestras e ações preventivas para a comunidade, e ainda cursos de capacitação. Neste ano, a Defesa Civil realizou os cursos “Operação Estiagem Mogi Guaçu” e “Operação Estiagem/Corta Fogo” em conjunto com o Corpo de Bombeiros em Bragança Paulista. Realizou duas operações de conscientização e informação para a população bragantina, uma no Lago do Taboão e outra na Escola Infantil Municipal Joaquim Theodoro.

 

Recomendações durante a Estiagem

 

O período que compreende a redução, atraso ou ausência de chuvas é denominado como estiagem. Os meses de setembro e outubro, historicamente, são mais secos, pois são meses de transição das estações e antecede a época de chuvas. Com isso, a população deve ficar atenta a possíveis problemas de saúde e ambientais, principalmente queimadas – alerta a Coordenadoria da Defesa Civil.

 

Com a baixa umidade do ar, os riscos de incêndios crescem e aumentam os perigos para a população, fauna, flora e solo. Aos seres humanos, as queimadas podem provocar ou agravar problemas respiratórios, risco à segurança, prejuízo no âmbito financeiro e acidentes de trânsito devido à densidade da fumaça.

 

Em Bragança Paulista, existe a Lei Municipal 4236/2011, que trata sobre a proibição das queimadas e as respectivas medidas administrativas cabíveis. No âmbito federal, a infração é prevista no Decreto 6514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais.

 

 

Para evitar queimadas, as pessoas devem manter a vegetação bem roçada, colocar o mato cortado em recipientes bem fechados e destiná-los adequadamente, não jogar bitucas de cigarro nas margens de rodovias, evitar acender fogueiras, não soltar balões, não queimar lixos e implantar cercas ou muros com a finalidade de dificultar o acesso de terceiros no terreno.

 

 

Caso um lote com mato alto venha a pegar fogo, seu proprietário pode ser responsabilizado, ainda que não seja o autor da queimada, por ter permitido que o imóvel ficasse em condições suscetíveis a incêndios. É o que estabelece a Lei Municipal nº 1146/1971, que trata da conservação dos terrenos e das obrigações dos proprietários.

 

 

Se estiver diante de um foco de incêndio, a pessoa deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193, que é o responsável pelo controle das chamas. Se o incêndio estiver próximo às residências, deve-se afastar pessoas e animais do local para um ambiente seguro.

 

 

Cuidados com a saúde no período de estiagem: beba muita água, coma mais frutas e vegetais para se manter hidratado; evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia; evite ar-condicionado, pois ressaca ainda mais o ar; umedeça o ar de sua casa deixando toalhas úmidas em alguns cômodos; limpe os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e outros problemas oculares e evite fazer exercícios quando o ar estiver muito seco, principalmente das 11h às 17h.

 

Informações úteis
Para apagar incêndios ligue para os Bombeiros – 193
Para denúncias sobre queimadas:
Defesa Civil – 4035-7677 (horário comercial)
Guarda Municipal – 153 (plantão 24h)
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – 4034-6780
Para denúncia sobre condições dos terrenos – 4034-0857

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/bp