Bragança Paulista: Confira a Programação Cultural de Bragança Paulista – 19 a 24/05/15

Cultura
Cultura

 

 

Nesta terça-feira, dia 19, o Mini – Mis Casinha do Lago recebe o ‘Festival do Minuto’, parceria do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo com o Festival, que surgiu no ano de 1991 e hoje é considerado o maior festival de vídeos da América Latina.

 

O público poderá assistir várias produções de 2014 selecionadas para o festival com duração de um minuto cada uma.
Mais informações das atrações podem ser conferidas no site da Prefeitura: [http://braganca.sp.gov.br/v2/eventos/maio-cultural/].

 

 

 

Já no próximo final de semana, dentro da programação do Maio Cultural, quem gosta de um bom livro e de temas relacionados à literatura terão diversas opções culturais gratuitas deste segmento.

 

 

 

Dando início à programação, na sexta-feira, dia 22, a praça Raul Leme receberá a Feira Literária, cuja primeira atração ‘Contação de histórias’ com Lídia Engelberg ocorrerá partir das 15h. Além de contadora de histórias, Lídia é atriz, jornalista e pesquisadora na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e conta histórias em bibliotecas, livrarias, escolas e participa de programas culturais. A feira seguirá na praça Raul Leme com presença de editoras independentes e sebos da região até as 21h, quando ocorrerá o Sarau Público com Tiago Rendelli e Thiago Cervan e participação de Augusto Meneghin.

 

 

 

Na mesma data, a partir das 19h, na Casa de Cultura, é a vez de uma palestra literária com a escritora prestigiada Marina Colasanti.

 

 

 
Marina nasceu na cidade de Asmara em Etiópia, residiu onze anos na Itália e hoje vive no Brasil, país onde publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. A autora já recebeu o Prêmio Jabuti com as obras ‘Eu sei, mas não devia’ e por ‘Rota de Colisão’. A palestra será mediada por Otacílio César Monteiro.

 

 

 

No sábado, dia 23, das 9h às 12h, a praça Raul Leme receberá uma intervenção artística de Liana Yuri criada a partir de módulos de papelão onde será criada uma pequena cidade.

 

 

 

Já a partir das 16h, na praça Raul Leme ocorrerá uma roda de conversa com o tema ‘Literatura e Mercado Editorial’ com Felipe Gasnier, da ‘Edições Ideal’; Tiago Rendelli, Editora Medita e Renato Coelho, Editora Passarinho. A discussão será em torno do mercado editorial e as interfaces das novas mídias, como ferramentas de divulgação de novos autores e novas produções literárias.

 

 

 

Ainda no sábado, a partir das 19h, a Casa de Cultura receberá uma palestra seguida de show de Luiz Tatit, uma junção de Música e Literatura. Luiz é músico, compositor e já gravou seis discos com o grupo Rumo. Suas composições já foram gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Leila Pinheiro e Zélia Duncan. Além disto, é professor de Linguística na Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos livros. Luiz contará aos bragantinos um pouco da atividade do cancionista brasileiro, compositor que cria relações entre melodia e letra, além de apresentar canções de seus cinco discos solo e também sucessos do grupo Rumo.

 

 

 

No domingo, dia 24, a partir das 14h, ocorrerá na praça Raul Leme uma roda de conversa sobre feminismo e estudos de gênero com Amanda Moira e Isabela Penov com mediação de Shel Almeida. Na discussão, temas como o feminismo, gênero e como eles são utilizados no discurso literário e seu espaço dentro do mercado editorial. No mesmo horário, na Casa de Cultura, ocorrerá a peça ‘O Senhor das Chaves’ com Alexandre Roit. No monólogo infantil, Alexandre é um pescador desorientado e cheio de dúvidas que em determinado momento, convida as crianças ao palco e contribuir com a história.

 

 

 

E por fim, encerrando o final de semana, ainda no domingo, a partir das 16h, na praça Raul Leme, ocorrerá mais uma palestra, desta vez, com um poeta, com o tema ‘Poetas Rebeldes, Marginais e Malditos: seus infernos e suas bibliotecas’. O palestrante, Claudio Jorge Willer é poeta, crítico e tradutor brasileiro e já traduziu autores como Jack Kerouac e Allen Ginsberg. Escreveu críticas e ensaios para periódicos como Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e Correio Braziliense. O encerramento da Feira Literária ocorrerá na praça Raul Leme, às 18h com apresentação de Jazz do grupo L’Équipe.

 

 

 

Os ingressos para as atrações na Casa de Cultura já podem ser retirados na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Museu Municipal Oswaldo Russomano, Museu do Telefone, Centro Cultural Geraldo Pereira e Biblioteca Municipal. Também serão distribuídos ingressos uma hora antes no local em que ocorrerá o espetáculo.
 

 

Serviço:

 

 

– Museu Municipal Oswaldo Russomano: rua Coronel João Leme, 520, Centro;

– Museu do Telefone: praça Jose Bonifácio, 126, Centro;

– Biblioteca Municipal: praça da Câmara Municipal, 125, Jardim América;

– Centro Cultural Geraldo Pereira: praça Coronel Jacinto Osório, 26, Matadouro;

– Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: avenida Alpheu Grimello, 981, Taboão;

– Casa de Cultura: rua Coronel Assis Gonçalves, 243, Cent​ro.​​

 

 

 
Da Redação