Bragança Paulista – Cidadania: Administração Municipal entregou enxovais às gestantes atendidas pelos serviços assistenciais do município

Administração Municipal entregou enxovais às gestantes atendidas pelos serviços assistenciais do município
Administração Municipal entregou enxovais às gestantes atendidas pelos serviços assistenciais do município

 

Na tarde da última sexta-feira (25/10), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou a entrega de treze enxovais às gestantes atendidas pelos serviços assistenciais do município. Essa ação faz parte do Projeto “Arco-íris”, criado em 2002 pela Primeira-dama Marilis Reginato Abi Chedid e retomado em 2017.

 

 

“Esse momento é sempre emocionante e alegre para nós da Administração Municipal. Sabemos da importância de investimentos na primeira infância, pois é quando diversos fatores se desenvolvem. Estamos aqui para ajudar nesse momento, por meio de políticas públicas específicas. Através desse programa, acompanhamos as mulheres durante a gestação e 12 meses após o nascimento das crianças”, disse a Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social Margarete da Silva Alvarenga.

 

 

Desde a sua retomada, até outubro de 2019, foram entregues 313 enxovais e 473 cestas básicas às mulheres inseridas nesse projeto, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS: Águas Claras, Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior – Parque dos Estados, Anchieta e Santa Libânia. Os encontros acontecem quinzenalmente.

 

 

“O Projeto Arco-íris foi idealizado pela Primeira-dama, Maliris Reginato Abi Chedid, em meados de 2002 e ficou abandonado por anos. Ao assumirmos a Prefeitura, retomamos esse programa tão importante para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Nossa Gestão se preocupa com a criança antes mesmo dela nascer, por isso, como Poder Público, atendemos as gestantes da melhor maneira possível”, salientou o Vice-prefeito Amauri Sodré.

 

 

Também estiveram presentes a senhora Cleide Izepi da Silva, representando a Primeira-dama Marilis Reginato Abi Chedid, o Secretário Municipal de Educação Adilson Condesso, os vereadores Beth Chedid, Paulo Mário, Ditinho Bueno e Natanael Ananias, o Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social Alexandre Martins da Silva, a Coordenadora da Proteção Básica Harumi Kavagoe Alvarisa, servidores municipais, imprensa e demais convidados.

 

 

Sobre o Projeto Arco-íris

O Projeto foi restituído e assegurado às gestantes de Bragança Paulista, por meio do Decreto nº 2582, de 06 de novembro de 2017, cumprindo uma das metas do Plano de Governo 2017/2020 que diz respeito a redução da mortalidade materna/infantil. Esse projeto visa o enfrentamento à pobreza, por meio da oferta articulada dos Serviços Socioassistenciais de Proteção Básica e Especial e dos Benefícios Eventuais na modalidade Auxílio-natalidade e Auxílio de Vulnerabilidade Temporária.

 

 

Esse programa é destinado aos cidadãos e às famílias em situação de vulnerabilidade, com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros, com prioridade para a gestante, nutriz, criança, idoso e pessoa com deficiência.

 

 

A prioridade no atendimento é dada às famílias em situação de pobreza, em atendimento ou acompanhamento nos serviços socioassistenciais ofertados pela SEMADS e em especial as beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda: Programa Bolsa Família, Ação Jovem e Renda Cidadã. Para mais informações, entre em contato com a SEMADS pelo telefone (11) 4033-3065.

 

 

Aqueles que tenham interesse no Projeto ou demais ações assistenciais, Bragança Paulista conta com 4 unidades, sendo: CRAS Anchieta – Rua Roberto de Melo Tucunduva, s/n, (11) 4035-3067; CRAS Santa Libânia – Rua Santa Cruz, 1197, (11) 4034-5461; CRAS Águas Claras – Rua Benedito Luiz Afonso, 180, (11) 4031-3176; e CRAS Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior – Rua Amazonas, 480, Parque dos Estados, (11) 4031-6321.

 

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP