Bragança Paulista: Chico Chen ajudou a elevar Bragança Paulista ao TOP 5 Programa VerdeAzul do Governo Paulista.

 

O ex-secretário do Meio Ambiente, Chico Chen, ajudou a elevar Bragança Paulista ao TOP 5 Programa VerdeAzul do Governo Paulista – Foto: Arquivo.

 

 

 

Durante a gestão de Chico Chen frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança Paulista (2013 a 2016), a cidade saiu do 250º lugar e conquistou o top cinco no Programa VerdeAzul (PMVA) em dezembro de 2016, a informação foi divulgada pelo site da Sabesp, através de Matéria denominada “Obras da Sabesp fazem Bragança ser uma das cinco melhores em Ranking Ambiental”, publicada no dia 22/05/2017.
Vale lembrar que o Secretário Chen implantou várias praticas ambientais que levaram a cidade receber vários prêmios e menções, entre os quais em 2014, no 5º Prêmio Melhores Práticas A3P, aonde a cidade foi laureada com Categoria Inovação na Gestão Pública – Destaque da Rede – com a iniciativa Programa de Conciliação Socioambiental, que serviu como modelo para outras municípios do Brasil.

 

 

 

 

Confira a íntegra da matéria da Sabesp abaixo:

 
Entre 2010 a 2013, a cidade apresentou melhorias, embora oscilasse entre um ano e outro. Porém, após algumas obras da Sabesp, como a Estação de Tratamento de Esgoto, ela começou a alcançar rapidamente as melhores cidades no que diz respeito a saneamento básico e qualidade de vida. Até que, no último ranking divulgado, Bragança Paulista apareceu finalmente no “top 5” do PMVA.

 

 

 

 

Gestão de Água: 100% tratada e com redução de perdas

 

 

 

 

Um planejamento eficiente, aliado a uma gestão moderna de redução de perdas, fez com que o índice de água desperdiçada na cidade também fosse reduzido.

 

 
Foram criados 50 Distritos de Medição e Controle, além da implantação de válvulas redutoras de pressão e de sistemas de telemetria (medição remota) que permitem monitorar o sistema à distância. Ações desse tipo garantem a melhoria do abastecimento e a satisfação da população com os serviços prestados pela Sabesp.

 

 

 

 

Esgoto: o grande salto na qualidade de vida

 

 

 

 

Um dos maiores motivos para subida expressiva da cidade no ranking foi a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bragança, que entrou em operação em abril de 2013.

 
Em apenas um ano (de 2013 a 2014), ela já saiu de 250ª colocação para a 56ª posição. E, nos anos seguintes, com a continuação da coleta e tratamento de esgoto, passou para as cinco melhores da lista, como mostra o gráfico.

 
Hoje, Bragança Paulista possui cerca de 450 km de redes coletoras e 45 mil ligações de esgoto, que contam com constantes ações de manutenção preventiva e corretiva e asseguram um bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

 
Considerando 100% de água tratada, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto, o município é chamado hoje pela própria Sabesp como 300%.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Programa do Município VerdeAzul

 

 

 

Lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 2007, o PMVA é um apoio para os municípios desenvolverem questões ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. A participação no ranking é voluntária, sendo que, na última edição, 644 cidades foram avaliadas. Tratamento de esgoto e gestão de águas são alguns dos critérios que compõem a avaliação do ranking.

 

 
Da Redação com informações provenientes d