Bragança Paulista: Centro Dia do Idoso completa um ano de funcionamento em Bragança

Centro Dia do Idoso completa um ano de funcionamento em Bragança
Centro Dia do Idoso completa um ano de funcionamento em Bragança

 

 

Na última semana, o Centro Dia do Idoso completou um ano de funcionamento no município. O local, que teve as obras concluídas e foi inaugurado pela atual Administração em junho de 2014 oferece acolhimento a idosos do município com mais de 60 anos e principalmente para aqueles em estado de vulnerabilidade social e que passam o dia carente dos cuidados necessários.

 

 
Para comemorar o aniversário do centro, os frequentadores e funcionários do espaço participaram de um almoço especial que contou com a presença do prefeito Fernão Dias, do subtenente do Tiro de Guerra de Bragança Paulista, Wander Donato, secretários municipais e vereadores.

 

 

 
Após almoçar com os idosos e ouvir histórias de vida dos frequentadores, o prefeito disse estar emocionado e muito feliz em saber que todos tem recebido a devida atenção no espaço e estão tendo uma melhoria na qualidade de vida ao desfrutar das atividades do local. Fernão também aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe responsável pelo atendimento no centro, os demais envolvidos no projeto e finalizou seu discurso desejando muita saúde a todos.

 

 

 
Nesse um ano de funcionamento, o espaço teve apenas um caso de desistência, e atualmente atende cerca de 30 idosos que recebem quatro refeições diárias, contam com atendimento psicológico e com auxílio de uma equipe que desenvolve atividades em parcerias com outras secretarias municipais como teatro, jogos, rodas de conversas, oficinas de artesanatos, música, atividades físicas, orientações relacionadas à saúde, alimentação, higiene e cuidados estéticos.

 

 

 
Além disso, os frequentadores também participam de passeios culturais, conferências e outros eventos e ações realizadas pela Administração Municipal. A seleção dos idosos é feita por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

 

 
Todas as atividades desenvolvidas pela equipe têm como objetivo fazer com que os idosos interajam uns com os outros, além de elevar a autoestima.

 

 

 
No local, são recebidos idosos com grau de dependência I e II, ou seja, aqueles considerados independentes e com dependência em até três atividades na vida diária, entre eles alimentação, mobilidade e higiene. O centro conta com enfermaria, espaço de convivência, sala de TV, banheiros, refeitório, além de espaço para caminhada e prática de esportes.

 

 

Centro Dia do Idoso de Bragança Paulista – Fotos Gabriela Araújo

Posted by Portal Bragança on Terça, 9 de junho de 2015

 
Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais e Internacionais e DIMP