Bragança Paulista: Abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nesta sexta-feira – 26/06/2015

6ª Conferência Municipal de Saúde de Bragança Paulista
6ª Conferência Municipal de Saúde de Bragança Paulista

 

 

 

A Prefeitura realizará nesta sexta-feira, dia 26, às 19h30, a abertura oficial da 6ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (Napa). A abertura contará com uma palestra da Drª Maria Haydée de Jesus Lima, médica sanitarista com mais de 30 anos de atuação na saúde pública, que abordará o tema central da 15ª Conferência Nacional, ‘Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem Das Pessoas, Direito do Povo Brasileiro’. Já no sábado, os representantes eleitos discutirão as propostas elaboradas nas pré-conferências.

 

 
Para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, etapa da Conferência Nacional que ocorrerá em dezembro, foram realizadas seis pré-conferências em diferentes regiões do município: Planejada II, Henedina Cortez, Centro, Vila Bianchi, Padre Aldo Bolini e Água Comprida, em que foram criadas propostas pela população e eleitos os delegados que irão representar a comunidade.

 

 

 

As propostas serão analisadas e votadas pelos representantes eleitos na Conferência no sábado, dia 27, das 8h às 18h, também no Napa. As pré-conferências também elegeram 20 usuários e 10 trabalhadores de saúde como delegados para participar da 6ª Conferência Municipal de Saúde.

 

 

 

 
Serão debatidas e votadas 120 propostas elaboradas. Estas foram organizadas em oito eixos definidos pela 15ª Conferência Nacional de Saúde: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e Relação Público-Privada; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas democráticas e populares do Estado; as propostas também foram separadas por âmbito de abrangência: Municipal, Estadual e Nacional.

 

 

 

 

As propostas de âmbito municipal que forem aprovadas na Conferência, após serem sancionadas pelo Conselho Municipal de Saúde, serão incorporadas no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde. Já as propostas de âmbito Estadual e Nacional serão encaminhadas para as etapas posteriores da Conferência Nacional, a começar pela Conferência Regional de Saúde da Região de Campinas, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho na cidade de Jaguariúna.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e do DIMP