Tecnologia: Vídeo mostra como usar aplicativo Suplementa Certo da Embrapa

Vídeo explicativo sobre Suplementa Certo está disponível na internet
Vídeo explicativo sobre Suplementa Certo está disponível na internet

 

 

 

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) acaba de lançar um vídeo sobre como usar o aplicativo Suplementa Certo, que já conta com quase nove mil downloads e mais de dois mil usuários ativos. O vídeo está disponível na página da Google Play, onde o aplicativo – desenvolvido para sistema operacional Android – pode ser baixado de graça. O endereço é o https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss

 

 

Com o vídeo, o produtor tem as informações detalhadas sobre como usar o Suplementa Certo para cadastrar lotes de animais, assim como os produtos para suplementação e fazer a comparação entre suplementos. Segundo o pesquisador Sergio Raposo de Medeiros, o aplicativo também tem como objetivo ajudar a estimular a adoção da suplementação na seca. “Ainda mais do que isso, proporcionar que ela seja realizada de maneira a ter o melhor retorno do investimento. Temos certeza que o vídeo, que apresenta o aplicativo e ensina como ele funciona, pode fazer grande diferença, ajudando para que mais pessoas se beneficiem do Suplementa Certo”, destaca.

 

 

 
Como explica o pesquisador, o aplicativo, desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), visa auxiliar o pecuarista na avaliação do benefício/custo de alternativas de suplementação do rebanho no período da seca. A interface intuitiva permite a comparação de produtos de suplementação, à disposição do pecuarista, em sistemas de suplementação de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, com uso de concentrados de semiconfinamento.

 

 
O aplicativo permite a avaliação do rendimento de carcaça com valores diferentes para cada produto que esteja sendo comparado, além da comparação de dois produtos de semiconfinamento e da facilidade de salvar e exportar a simulação. “Outra vantagem é a possibilidade de o usuário informar a vida útil dos cochos da propriedade, necessário para melhor estimar o custo anual da suplementação”, acrescenta Sergio.

 
Versão e sugestões

 

 
Ainda não existe uma versão do aplicativo em IOS, para iPhones e outros dispositivos móveis da Apple, mas segundo Sergio Medeiros a intenção é disponibilizar esse produto também. “Aqueles que tenham interesse, podem mandar um e-mail através da página do Suplementa Certo (http://cloud.cnpgc.embrapa.br/suplementa-certo/), pois quantificar uma grande demanda pode ser um estímulo para o desenvolvimento dessa versão”, diz acrescentando que “na mesma página, podem ser feitas sugestões para futuras versões do aplicativo, bem como sobre outros aplicativos para a pecuária de corte”.

 

 
Serviço

 
O vídeo explicativo sobre o Suplementa Certo também está disponível na página da Embrapa Gado de Corte: https://www.embrapa.br/gado-de-corte

e no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OKnPyG1tngI

 

 
Da Redação com informações de Kadijah Suleiman – Embrapa Gado de Corte