Tecnologia: Facebook lança projeto para melhorar relação com imprensa

Facebook lança projeto para melhorar relação com imprensa

 

 

A rede social Facebook lançou uma nova iniciativa para se aproximar dos veículos de comunicação do mundo inteiro. O programa, batizado como Facebook para Jornalismo”, foi apresentado nesta quarta-feira (11).

 

 

 

O projeto da empresa controlada por Mark Zuckerberg terá como principal objetivo “assegurar que um ecossistema saudável de notícias” ganhe força no ambiente virtual, além de colaborar em novos produtos jornalísticos, treinamentos para as novas ferramentas de publicação de conteúdo e transmissão de vídeos.

 

 

 

 

“Com o programa, vamos estabelecer laços mais fortes com a indústria de mídia”, escreveu Fidji Simo, diretor de produto do Facebook, no blog oficial da companhia. De acordo com a rede social, o “Facebook para Jornalismo” será dividido em três pilares. O primeiro trata-se da colaboração da empresa em projetos que tragam um novo formato para as reportagens, incluindo os recursos da própria rede, como a ferramenta de transmissão ao vivo “Live”; o formato Instant Articles; e o recurso 360, para fotos e vídeos em 360 graus.

 

 

 

 

Além disso, o Facebook vai promover notícias locais e ainda testar recursos que divulguem assinaturas para usuários engajados com determinado veículo na rede social.

 

 

 

 

O segundo pilar cuidará de fornecer cursos e ferramentas para os profissionais de comunicação. A empresa também vai expandir os idiomas em que oferece cursos online, já que fez uma parceria com o Poynter, entidade que promove o ensino do jornalismo, para criar workshop ainda neste ano.

 

 

 

 

Os veículos de imprensa parceiros do Facebook também poderão usar, gratuitamente, a ferramenta CrowdTangle, que permite identificar assuntos relevantes e influenciadores, e mensurar o desempenho da notícia nas redes.

 

 

 

 

O terceiro pilar do novo projeto será voltada à educação dos usuários. Segundo a empresa, parcerias com entidades serão feitas para explicar por meio da plataforma como encontrar informação de credibilidade no Facebook. “Nosso objetivo de longo prazo é ajudar as empresas jornalísticas com projetos e ideias que ajudem a melhorar o discernimento das pessoas em relação às notícias”, escreveu a empresa, no blog.

 

 

 

 

O anúncio do novo programa acontece menos de um mês desde que o Facebook anunciou medidas para conter a disseminação de notícias falsas por meio da rede social após receber várias acusações de que a difusão das chamadas “fake news” teriam interferido no resultado das eleições norte-americanas.

 

 

 

 

 

 
Da Redação com informações provenientes da ANSA