Saúde: ​​Campanha contra o HPV imuniza mais de 300 meninas em Bragança Paulista.

HPV
HPV

 

 

 

A vacina que previne o HPV (papilomavírus humano) já imunizou no município 111 meninas de nove anos; 156 de dez anos; 112 meninas de onze anos e nove mulheres que vivem com HIV. Este ano, além do atendimento nas unidades de saúde, equipes de saúde também estão vacinando em escolas municipais, estaduais e instituições particulares. A campanha teve início no dia 10 de março e o término será definido de acordo com a adesão em todo o país.

 

 

O público-alvo da vacina é de meninas entre 9 e 12 anos (12 anos, 11 meses e 29 dias de idade) e meninas e mulheres que tenham de 9 a 26 anos (26 anos, 11 meses e 29 dias) que vivam com HIV. Entretanto, meninas de 13 anos que não tenham tomado a vacina no ano passado, ou não estejam em dia com as doses, também podem procurar a unidade de saúde mais próxima.

 

 

 

A vacina tem como objetivo prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade. A vacinação, juntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo de útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.

 

 

 
O HPV é muito frequente e tem tratamento, porém se não for tratado a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para o câncer de colo do útero, a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Vale ressaltar que a vacina não substitui exames preventivos, como o Papanicolau nem a visita ao médico ginecologista.

 

 

 

Da Redação