Saúde: Hospital estadual Mário Covas fará cirurgia de troca de sexo pelo SUS em São Paulo

Hospital estadual Mário Covas fará cirurgia de troca de sexo pelo SUS em São Paulo
Hospital estadual Mário Covas fará cirurgia de troca de sexo pelo SUS em São Paulo

 

 

O Hospital Estadual Mário Covas, ligado à Secretaria da Saúde, em Santo André, passará a realizar cirurgias de troca de sexo (chamada tecnicamente de redesignação sexual) para a população transgênero atendida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira intervenção está prevista para o dia 6 de maio.

 

Os pacientes serão preparados e encaminhados pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do CRT DST/Aids, na zona sul da capital. Conforme preconiza o Conselho Federal de Medicina, quem deseja realizar esse tipo de procedimento necessita de acompanhamento multiprofissional por pelo menos dois anos antes da cirurgia.

 

 
Contando com uma equipe de profissionais especializados como psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, urologistas e ginecologistas, o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais presta atendimento à população transgênero desde 2009.

 

 
Além de ampliar a oferta de cirurgias de troca de sexo e atender a um direito dos cidadãos, o Hospital Mário Covas também será um local para capacitação de profissionais do SUS neste tipo de intervenção.

 

 
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo